02O mês de Julho, tal como em anos anteriores, é destinado a atividades de Tempos Livres, estas atividades são um complemento da intervenção realizada ao longo do ano, pretendem reforçar o processo de inclusão e a possibilidade de proporcionar aos nossos jovens diferentes rotinas, orientadas para o lazer, socialização, convívio e recreação.


Com base nas necessidades dos nossos jovens e no “escutar” das suas experiências e desejos, planeia-se um mês recheado de diferentes atividades, tais como praia, passeios, caminhadas, dias temáticos,… entre outras.
05.07.2014: O nosso Rancho Alegria foi convidado para atuar na Grande Noite dos Artistas de Espinho 2014, no auditório do Casino de Espinho. O convite e organização deste espetáculo foram realizados pelos Lions Clube de Espinho, um espetáculo solidário, qual a receita reverteu para a aquisição de alimentos para o setor social da paróquia de espinho e conferência vicentina de S. Joaquim do concelho.
Obrigado aos Lions Clube de Espinho pela oportunidade.

16.07.2014: A professora de atividade física adaptada conseguiu promover com a colaboração do Clube Náutico de Crestuma, uma tarde desportiva em Vila Nova de Gaia, bem diferente do que os nossos jovens estão habituados. Um grupo de 7 clientes tiveram a possibilidade de realizar Canoagem Adaptada, ou seja, canoagem realizada para pessoas portadoras de necessidades especiais, que pode ter um carácter de lazer, recreação ou competição.
O grupo divertiu-se bastante e ficaram “encantados” com a linda paisagem da Vila de Crestuma, banhada pelo rio Douro e atravessada pelo rio Uíma.


23.07.2014: O Centro de Atividades Ocupacionais organizou pela quinta vez o Convívio das Famílias. O edifício da Idanha foi mais uma vez o espaço anfitrião da festa, que ficou repleto com a presença de mais 130 pessoas, entre as quais familiares, clientes e colaboradores.
Esta comemoração anual iniciou-se com a apresentação do projeto “Animation4all_Experimentar, Fazer e Aprender. O Cinema de animação como instrumento inclusivo e pedagógico”, da autoria de Mafalda Almeida em parceria com a Cerciespinho. Este trabalho engradeceu sem dúvida a nossa festa, permitindo realizar uma exposição de trabalhos desenvolvidos com os clientes com base em técnicas de animação. Aproveitamos a oportunidade para agradecer à nossa amiga Mafalda, por estes meses de trabalho em que todos beneficiaram de diferentes aprendizagens.
De seguida, os familiares visualizaram um vídeo que resumidamente apresentou as atividades que os nossos jovens foram participando ao longo do ano. No entanto, o momento final da festa ficou marcado por duas atuações dos nossos clientes: uma manifestação artística – “Combinado de cores, ritmos e movimentos” e uma dança tradicional – “Vareira de Espinho”, todos participaram com muito energia e entusiasmo. A festa terminou com um lanche no refeitório…resumindo-se num encontro familiar muito agradável.

25.07.2014: Na tarde do dia 25 de julho de 2014, 15 clientes do CAO tiveram a honra de participar na Abertura do Mundialito de Futebol de Praia, que decorreu na praia da Baía, em Espinho.
A iniciativa foi promovida pela The Beach Soccer Foundation e Câmara Municipal de Espinho, consistindo num jogo simbólico entre os jogadores da seleção Portuguesa e os nossos jovens, onde os atletas da Cerciespinho tiveram a oportunidade de marcar muitos golos. Naturalmente, esta vantagem foi reflexo de uma equipa alegre, interessada e com total noção de responsabilidade social, na defesa do direito à diferença e inclusão.
A atividade terminou com uma foto de grupo e oferta de prémios para todos participantes, os nossos clientes tiveram uma experiência que vão para sempre recordar.

26.07.2014: Mais uma vez, a Real Orquestra da Grande Malha Ortogonal de Espinho, dirigida pelo maestro Tim Stneir e Câmara Municipal de Espinho, promoveram um espetáculo, desta vez no âmbito do Festival Oito2e4. Tal como no ano anterior, convidaram diferentes comunidades de Espinho, entre as quais a Cerciespinho, o nosso grupo de bombos e outros clientes/colaboradores participaram neste espetáculo único, que se realizou numa noite de sábado, dia 26 de Julho de 2014.
A apresentação “transformou” e percorreu a Rua 19, e terminou na Praça da Câmara Municipal. O nosso grupo participou com muito entusiamo, acreditando que a sua presença também “engrandeceria” esta orquestra tão singular. À organização o nosso agradecimento sincero pela iniciativa... por acreditarem na Música para Todos.

30.07.2014: Porém, este mês tão especial para os nossos clientes não poderia terminar sem um passeio anual. No dia 30 de Julho, a grande maioria dos nossos jovens passearam de autocarro pela magnífica frente marítima do município Vila Nova de Gaia, partiram da Praia do Boca Mar (Praia da Granja, S. Félix da Marinha) até o Cais de Gaia. No Cais, o grupo teve a possibilidade de conhecer esta área turística e comtemplar a vista para a zona histórica da cidade do Porto e dos barcos no rio Douro. De Gaia partiram para o Parque da Cidade do Porto, onde realizaram um piquenique e aproveitaram uma magnifica tarde nos jardins da cidade.

 

 

premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário