O modelo de intervenção do CC caracteriza-se por uma abordagem holística baseada nos domínios definidos pelo modelo de Qualidade de Vida da Organização Mundial de Saúde: físico, psicológico, relações sociais e ambiental.


A OMS define como Qualidade de Vida a perceção do indivíduo sobre a sua posição na vida, dentro do contexto dos sistemas de cultura e valores nos quais está inserido e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações (WHOQOL Group, 1994, p. 28). Trata-se de um conceito alargado, influenciado de forma complexa pela saúde física, estado psicológico, nível de independência, relações sociais, crenças pessoais e suas relações com características salientes do respetivo meio (WHOQOL Group, 1995).


De salientar que os clientes devem ter um papel importante no processo de decisão e de ser chamados a pronunciarem-se sobre o que vão fazer e como o podem fazer da melhor maneira. A autodeterminação, enquanto qualidade de comportamento, é um objetivo central para toda a intervenção do CC e da Cerciespinho em particular.

premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário