Descrição do Projeto
É um programa de capacitação que promove a integração ocupacional e profissional de pessoas com deficiência intelectual, através do desenvolvimento da funcionalidade em contexto simulado de trabalho.
Cada ação deste projeto tem a duração de 2 anos e passa por 3 fases: elaboração do perfil de funcionalidade; capacitação (desenvolvimento de competências profissionais e do aumento da funcionalidade nas dimensões de vida comprometidas) e customização (adequação do perfil de funcionalidade e do posto de trabalho).

Descrição do Problema Social
A inatividade das pessoas com deficiência intelectual por dificuldades na integração profissional ou pela ausência de respostas sociais tem um grande impacto nas famílias. Quando as condições socioeconómicas dos agregados familiares são vulneráveis e após a tentativa de integração através das medidas de formação profissional ou de apoio à empregabilidade, o Trampol-IN surge como resposta alternativa. Se considerarmos o impacto generalizado das limitações nas áreas da atividade e participação, decorrente da limitação das funções intelectuais, são necessárias soluções ajustadas a este público.

Resultados alcançados até hoje
O Trampol-IN  surge em 2011 como um projeto melhorado das oficinas de produção da Cerciespinho. Ainda hoje continua a ser financiado pela organização. Apoia em média 12 beneficiários por ano. Até ao momento, permitiu a integração de 10%  beneficiários no mercado de trabalho, 9% em Centros de Atividades Ocupacionais, 28% em Formação Profissional e 28% em Atividades Socialmente Úteis. De salientar que apenas 25% não atingiram os resultados esperados e não completaram o percurso.

Logotipo INR cofinanciamento

premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário