10

Dia 03: Ação de Sensibilização “Idosos em Segurança”

Face à sempre amável disponibilidade da equipa de Policiamento de Proximidade de Espinho em colaborar com a Cerciespinho convidamo-los novamente, a realizarem uma ação de sensibilização e esclarecimento sobre as temáticas “Idosos em Segurança” e “Entrada em vigor da nova nota de 10 euros”. Os destinatários da ação (clientes do Serviço de Apoio Domiciliário e clientes/voluntárias do Centro de Convívio do Bairro de Ponte de Anta) ouviram atentamente os conselhos úteis de segurança e de autoproteção relativamente a comportamentos preventivos de situações de risco/ crimes, procedeu-se à exemplificação de alguns modos de atuação criminosos e procurou-se sensibilizar para a necessidade de denúncia de casos desta natureza. Para além desta temática, foram abordadas as principais diferenças entre a antiga e a nova nota de 10 euros, que recentemente entrou em vigor. Esta abordagem teve um caráter muito demonstrativo o que facilitou a sua compreensão.


O Agente Vítor Távora conseguiu claramente sensibilizar os presentes e houve oportunidade para exporem todos os seus receios e partilharem alguns momentos de insegurança que vivenciaram.

A ação terminou com a distribuição de panfletos de sensibilização e conselhos úteis de informação e de proteção individual a todos os presentes.

Dia 10: Visita ao Gaiashopping

Com o aproximar da época natalícia, realizamos um passeio a um centro comercial para que os clientes tivessem oportunidade de observarem e contemplarem as decorações inerentes a esta época de grandiosa magia. Para além dos enfeites, viram exposto um bonito presépio e até tiveram oportunidade de visitar a casa do Pai Natal.

Dia 12: Sessão de Informação e Sensibilização aos Cuidadores Informais de Pessoas com Alzheimer.

Após o levantamento das necessidades formativas, a área de nutrição e alimentação foi unanimemente apresentada como prioritária.

Esta sessão foi claramente explanada por profissionais (Psicóloga e Nutricionista) que integram o projeto “Idosos & Companhia” do Centro Social de Paramos.

Foram referidas as necessidades nutricionais na doença de Alzheimer, as causas subjacentes a uma perda ou excesso de interesse na comida e respetivas estratégias de intervenção; estratégias para promover a autonomia do doente…

Esta sessão foi considerada uma mais-valia no sentido de ter fornecido esclarecimentos e ferramentas fundamentais para a melhoria das condições alimentares dos familiares.

Dia 18:Festa de Natal do Centro de Atividades Ocupacionais da Cerciespinho

Convidamos os idosos do Serviço de Apoio Domiciliário a assistirem durante a manhã, na Tuna de Anta, às atuações dos clientes e colaboradores do C.A.O. e de um grupo de jovens que pertencem ao Centro Comunitário da Organização que voluntariamente quiseram apresentar uma animada peça de teatro.

Todas as atuações sinalizaram a época natalícia com muito encantamento. Foi uma manhã agradavelmente bem passada que permitiu reforçar os laços intergeracionais.

Dia 22 e 23: As colaboradoras do SAD quiseram, mais uma vez, simbolizar a época natalícia através de vista domiciliária a todos os clientes, levando como oferta um postal de boas festas e um pão-de-ló. Os clientes agradeceram este gesto.

 

premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário