O IV Encontro teve por objetivos abordar a importância da alimentação e comunicação e desenvolver estratégias adaptadas a cada pessoa. Contou com a presença da Dra. Isabel Breda da USF Anta moderadora do encontro, com a Dra. Fátima Viana, nutricionista do CHVNG, Terapeuta da Fala, Paula Cristina Faria da Escola Superior de Saúde do Porto e com o testemunho da cuidadora Maria Gabriela Faria.

O encontro iniciou com a intervenção da Dra. Fátima Viana, que falou sobre a importância da Nutrição principalmente nesta faixa etária. Referiu a importância de uma dieta adaptada para não surgirem casos de malnutrição, estarmos atentos aos rótulos e comparar produtos no ato de compra para nos certificarmos do que comemos.

A nível de estratégias, aconselhou a consumir de todos os grupos da roda de alimentos, variar no tipo de alimentos dentro do grupo. Comer e mastigar, devagar. Estabelecer horários de refeições (6/ 7 por dia) e tomar sempre o pequeno-almoço. Preferir a confeção de estufados, cozidos e grelhados e assados simples, aqui aconselhou a marinar a carne de um dia para o outro para apurar sabores, e não serem utilizados temperos em excesso. Durante a sua intervenção foi possível responder a questões levantadas pelos cuidadores.

A Terapeuta da fala, referiu a importância de uma boa higiene oral e de que forma a perda de dentes influencia a mastigação. Com o avançar da idade vamos perdendo músculo e vamos ter que nos adaptar. Mencionou a importância da consistência, qual o tipo de consistência ideal para a pessoa comer, e de que forma o alimento pode ser adaptado sem perder as características nutricionais. Sugeriu algumas estratégias, nomeadamente o canto, porque ajuda a trabalhar os músculos e foi respondendo a perguntas feitas pelo público.

Por último tivemos o testemunho da cuidadora Maria Gabriela que falou da sua experiencia enquanto cuidadora e das estratégias utilizadas para lidar com o seu familiar.

O tempo foi escasso para falar sobre assuntos tão importantes como este, mas acreditamos que foi possível proporcionar momentos de partilha e de reflexão nos cuidadores.

O nosso muito Obrigada a todos que tornaram possível este encontro.

Cerci 20180726 150507



premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário