O Grupo de Cuidadores/as informais da Cerciespinho assenta na premissa de devolver um pouco do AMOR que um/a cuidador/a informal partilha diariamente com a pessoa de quem cuida. Iniciou a sua atividade a 4 de Abril de 2022, com e para 10 pessoas dos serviços CACI, CAVI Horizontes e Lar Manto de Sonhos.

Vai contar com o envolvimento de 8 técnicos/as da organização para a dinamização de 10 sessões com periodicidade semanal, desenvolvidas às 2ªs feiras das 14h às 16h, nas instalações do CAVI Horizontes. Irão abordar-se temas como: compreender a deficiência e a doença mental, medidas de apoio social (estatuto do cuidador informal, maior acompanhado, prestações sociais), estratégias de intervenção com a pessoa cuidada (comunicação, cuidados de saúde, cuidados técnicos) e, estratégias de autocuidado (integração e aceitação, gestão de stress, desenvolvimento de competências).

O conceito partilha é a base deste projeto, considerando que:

  • nasce da partilha do Programa Psicoeducativo, do projeto “Cuidar de Quem Cuida” realizado pela Cerciespinho,;
  • constrói-se pela partilha, entre cuidadores/as e mediadores/as, de opiniões, experiências e afetos;
  • pretende promover, a longo prazo, um denominado grupo de ajuda mútua, cujo objetivo é dar continuidade aos momentos de partilha, de exploração de novas possibilidades de resolução dos desafios e de fortalecimento dos/as cuidadores/as.

Agradecemos aos/às cuidadores/as que aceitaram abraçar este novo desafio, aos/às colegas que nos presenteiam com os seus conhecimentos e capacidade de escuta ativa e ao Cuidar de Quem Cuida, na pessoa da Dr.ª Ana Pinheiro, pela cedência do programa e esclarecimento de informações.

Para mais informações sobre o projeto “Cuidar de quem cuida”, consultem: https://cuidardequemcuida.com/

Cerci DSC 2285

premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário