Missão

Promover o desenvolvimento integrado da população do bairro da Ponte de Anta através de actividades que, de forma articulada, sejam pólos impulsionadores de dinâmicas sociais colectivamente assumidas.

Visão

Dar resposta ao maior número de solicitações dos utentes do bairro da Ponte de Anta; Qualificação/Certificação dos serviços.

Valores

A intervenção assenta nos seguintes valores: Pessoa (centração na pessoa/família assegurando a sua dignidade, individualidade, autonomia, igualdade, participação e respeito, Inclusão/Cidadania Plena/Qualidade de Vida, Educação, Inovação/Dinamismo/Pragmatismo/Flexibilidade/Adaptabilidade, Cooperação intra e inter institucional.

Caracterização da Valência

O Projecto de Intervenção Comunitária surgiu de dois estudos realizados no Concelho de Espinho que identificam as áreas com maior incidência de problemas e de exclusão social e apontam como prioritária a intervenção no Bairro da Ponte de Anta. A construção e a disposição destes blocos habitacionais obedecem a uma planta aprovada para a organização de bairros sociais. Alguns destes blocos pertenciam ao Instituto de Gestão e Alienação do Património Habitacional do Estado (IGAPHE), estando neste momento a decorrer a transição da gestão para a Santa Casa da Misericórdia de Espinho e uma outra zona de blocos que pertencem à Câmara Municipal de Espinho.O trabalho desenvolvido consiste numa intervenção direccionada para grupos etários específicos como as crianças, os jovens, os adultos e os idosos, procurando-se fomentar o desenvolvimento sócio-cultural da comunidade em geral, favorecer a inserção socio-económica da população e promover uma maior abertura da comunidade ao meio envolvente. Assim, desenvolve-se desde Novembro de 1996, um conjunto de 17 actividades distintas dirigidas aos 4 grupos-alvo.O combate à exclusão social implica necessariamente uma mudança de atitudes e valores da população-alvo. Esta mudança, que é lenta, passa por um processo de implicação da comunidade na resolução dos seus problemas e por um maior acesso à informação no que diz respeito aos seus direitos cívicos de forma a garantir os seus direitos civis, políticos e sociais. Uma outra mudança que está intimamente ligada a esta é a da atitude e dos valores da comunidade. Uma vez que as realidades estão interligadas, qualquer mudança num factor vai provocar mudança no meio. Assim, a intervenção comunitária nunca é um trabalho acabado, implicando a reflexão sistemática e reajustamentos à realidade em constante mudança. O trabalho desenvolvido neste conjunto habitacional obriga portanto a reformulações e a adaptações sistemáticas.O Centro Comunitário procura atenuar as desigualdades no acesso à educação através de um conjunto de serviços, metodologias e estratégias implementadas que consideramos importantes para a redução do insucesso e abandono escolares. Procura também criar sistemas de informação e métodos de intervenção que apoiem os indivíduos na realização dos seus projectos de vida, fomentando e facilitando a sua inserção profissional.O Centro Comunitário da Ponte de Anta é um espaço de formação e lazer, um centro de vida social e cultural, um espaço gerador de dinâmicas na colectividade.

População-alvo

Populações do Bairro da Ponte de Anta - as actividades são direccionadas a quatro grupos etários: idosos, adultos, jovens e crianças. De salientar, que a intervenção tem abarcado, também, indivíduos do meio envolvente nomeadamente, Anta e S. Félix da Marinha.

Eixos Estratégicos

1. Potenciar o Modelo de intervenção: promover a inclusão social e a cidadania plena através da prevenção de riscos sociais, da melhoria contínua das intervenções, estruturas e equipamentos, da promoção do sucesso escolar e da empregabilidade;

2. Promover a imagem pública positiva do centro comunitário através da divulgação, visibilidade e parcerias;

3. Iniciar a implementação do processo de Certificação da Qualidade.

 Horário de Funcionamento

As actividades do Centro Comunitário decorrem entre Janeiro e Dezembro, de 2.ª a 6.ª-Feira, fechando em Agosto; A Mediateca e o Esp@ço Internet encontram-se abertos ao público de 2.ª a 6.ª Feira entre as 9h e as 12h e as 14h e as 18h; O Gabinete de Atendimento Integrado funciona de 2.ª a 6.ª Feira entre as 9h30m e as 13h e entre as 14h e as 17h30m com atendimento ao Público à 5.ª feira; O Gabinete de Apoio Psico-Social funciona de 2.ª a 6.ª Feira entre as 10h e as 13h e as 14h30m e as 19h30m; A Sala de Apoio ao estudo funciona de 2.ª a 6.ª Feira das 18h às 20h; A Aeróbica funciona à 2.ª e 5.ª feira das 19h30m às 20h30m; O Aero-Combat funciona à 2.ªe 5.ª feira das 18h30 às 19h30m; As Actividades ao Ar Livre funcionam à 2.ª e 4.ª feira das 15h às 17h; O Atelier de Dança funciona à 3.ª feira das 18h às 20h; O Atelier de Teatro funciona à 5.ª e 6.ª feira das 18h às 20h; O Clube de Artes Decorativas funciona à 4.ª e 5.ª feira das 14h30m às 17h30m; O Modelismo funciona ao Sábado das 10h30m às 11h30m.

Coordenador

Dr. Lino Rodrigues

 

premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário