O CFP apresenta-se como a única resposta no Concelho de Espinho para pessoas com deficiência e incapacidade que pretendam frequentar formação profissional. Teve em funcionamento 7 cursos de formação profissional com equivalência ao 9º Ano e proporcionou 3 cursos de qualificação profissional.

Como grandes resultados do CFP para 2015 apontam-se a taxa de satisfação dos/as clientes (96,5%) e uma taxa média de concretização dos objetivos chave (84.5%).
Como grandes impactos da formação ministrada em 2015, pode referir-se que:


  • 32 Clientes (PDCI) frequentaram FPCT;

  • Foram integrados 1 clientes (PCDI) no mercado de trabalho;

  • Foram apoiados/as 118 clientes (PCDI) e 118 famílias;

  • Foram emitidos 6 certificados de qualificações, 8 certificados de frequência de formação e 1 declaração de frequência de formação com conclusão sem obtenção de aproveitamento;

  • Foram realizadas 3 avaliações no âmbito do IAOQE;

  • 12 Clientes em oficinas de produção;

  • 17 Clientes apoiados no centro de recursos para a inclusão;

  • 12 Colaboradores/as Externos.

O CFP deu resposta a 118 clientes ao longo de 2015, sendo complementada pela realização de 25 Atividades Transversais de Inclusão e do estabelecimento de 45 parcerias/articulações.
O CFP promoveu a participação ativa e a inclusão dos/as formando/as a todos os níveis da organização, bem como na comunidade (empowerment/empoderamento), envolvendo-os/as e capacitando-os/as ao nível do controlo e de decisão de tudo o que lhes diga respeito e dando-lhes a conhecer os seus direitos numa sociedade inclusiva. O CFP aposta na formação dos/as colaboradores/as, no sentido de promover num serviço de qualidade baseado na melhoria contínua das respostas e serviços.
Ao longo do ano de 2015 o CFP contou com o empenho, colaboração e aposta da Direção da Cerciespinho que participou ativamente no planeamento, implementação, monitorização e avaliação de todas as atividades.

 

1.Números de clientes apoiados por serviço disponibilizado

        Formação profissional inicial – 82

Percursos individualizados, com base em referenciais não integrados no CNQ:

- Qualificar para a Inclusão (8); Gestão de Serviços Domésticos II (6); Tapeçaria II (6)

Percursos com base em referenciais adaptados integrados no CNQ:

- Operador/a de Acabamentos de Madeira e Mobiliário II (7); Operador/a de Acabamentos de Madeira e Mobiliário III (10); Operador/a de Jardinagem (8); Operador/a de Jardinagem II (10); Empregado/a de Andares II (8); Serralheiro/a Civil (9); Serralheiro/a Civil II (10)

        Informação, Avaliação, Orientação para a Qualificação e Emprego (IAOQE) - 3

        Apoio à Colocação - 3

        Apoio Pós-Colocação - 1

        Centro de Recursos para a Inclusão - 17

        Oficinas de Produção - 12

Total – 118

2.Atividades complementares à formação profissional

        Atividades Transversais de Inclusão - 25

        Volume de formação – 84.631 horas

        Declarações de frequência com conclusão mas sem aproveitamento (PCDI) - 1

        Declarações de frequência sem conclusão de curso (PCDI) - 4

        Certificados de qualificações (PCDI) - 6

        Certificados de frequência de formação – 8

3.Abertura à comunidade:

        Famílias apoiadas – 118

        Colaboradores internos a tempo completo - 12

        Colaboradores internos a tempo parcial - 10

        Colaboradores externos - 11

        Visitas do exterior - 3

       Estágio na área da psicologia – 1

4.Monitorizações e avaliações dos Planos de Desenvolvimento Individual:

Grau de execução dos objetivos do PDI - 96%

Grau médio de concretização do PDI/PI 98%

5.Satisfação dos/das clientes: 96.5

6.Satisfação dos/das colaboradores: 77%

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