RELATÓRIO DE ATIVIDADES
Projeto Financiado pelo INR
Programa Nacional de Financiamento a projetos Férias e diversão – área prioritária C
Colónia de férias |
29/7/2019 |
2/8/2019 |
Uma semana de férias com fruição de bens de lazer e de convívio; descanso dos cuidadores; Participação no planeamento, implementação e avaliação da atividade pelos clientes e familiares |
O Projeto Férias e Diversão, uma semana de férias na Quinta da Fonte Quenta, na Tocha, permitiu a concretização da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência para 15 clientes, de forma abrangente, e para cerca de 35 clientes de forma mais específica decorrente da participação no planeamento da Cerciespinho (todos os clientes dos grupos de autorrepresentantes) e na atividade de colónia (15 clientes). Salientamos que a participação no planeamento incluiu reuniões, discussão e apresentação da proposta desta atividade bem como na definição dos critérios de seleção dos clientes a integrar o grupo em cada ano. Desta forma o grupo alargado participou na definição e avaliação e o grupo mais restrito participou na implementação.
A colónia de férias proporcionou uma semana de férias a 15 jovens e adultos com deficiência, facilitando o acesso a bens de lazer, nomeadamente a atividades como ir à praia, jogos, piscina, passeios, visitas, discoteca, conhecimento e interação de novas pessoas e convívio entre colegas, vertentes fundamentais e que a maior parte não tem acesso, considerando os baixos rendimentos e o envelhecimento dos progenitores. O projeto permitiu ainda, uma semana de descanso para os familiares e significativos, reduzindo o cansaço e permitindo a realização de atividades que, de outra forma, não tem oportunidade para realizar.
A divulgação foi feita por etapas e por destinatários. Na 1ª etapa – divulgação e preparação do projeto, foi divulgado aos clientes na reunião do grupo de autorrepresentantes, tendo sido os clientes informados do projeto, debatido critérios de seleção e definido a base para a participação. Foi igualmente apresentada a informação aos colaboradores e debatido o modelo de seleção, critérios e condições. Foi divulgado às famílias o projeto e pedida a autorização de participação dos clientes selecionados. Na 2ª etapa – disseminação da implementação do projeto foi divulgada informação às famílias e aos técnicos e restantes colaboradores, decorrente da experiência, das competências identificadas em alguns clientes e a disseminar no serviço e à família. Acresce a 3ª fase – avaliação da satisfação e disseminação da informação quer internamente (reuniões, informação afixada) quer externamente (no site e facebook).
Impacto/Resultados
Este projeto teve impactos muito significativos nos clientes e nas famílias, patentes na taxa de satisfação dos clientes de 98% e de 99% nas famílias. 100% dos clientes inquiridos estão muito satisfeitos com as atividades, com o apoio dos responsáveis e com o facto de estarem com os amigos durante uma semana e passarem algum tempo fora de casa. As atividades mais satisfatórias para os clientes foram os passeios, seguidos da praia e piscina. Relativamente aos familiares 96% sente que a colónia faz diferença na sua vida enquanto cuidador e 100% estão muito satisfeitos com os responsáveis do grupo.
Globalmente é possível identificar uma ação representativa do empowerment dos 35 clientes dos grupos de autorrepresentantes, com impacto na qualidade de vida dos mesmos, com a promoção de acesso a férias para 15 clientes, convívio num contexto diferente acrescido da redução do cansaço e do burn-out dos 15 cuidadores. O quadro que se segue identifica os resultados por objetivo:
Objetivos |
Indicadores |
Metas |
Taxa de execução |
Proporcionar uma semana de férias a 15 clientes, reduzindo o esgotamento a 15 famílias |
N.º de clientes Taxa de satisfação dos clientes Taxa de satisfação das famílias N.º de atividades usufruídas |
15 90% |
100%
109% |
Assegurar o acesso e fruição de bens de lazer a 15 pessoas com deficiência intelectual |
6 |
133% |
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Concretizar uma proposta representativa de empowerment, dos grupos de autorrepresentantes da Cerciespinho, valorizando a sua participação e escolha |
N.º reuniões Questionário avaliação da satisfação |
4 2 |
Estadia
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Piscina
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Praia da Tocha
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Discoteca
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Passeio à praia de Mira /Caminhadas
Jogos : mini-golf, bilhar, jogos de mesa
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Ida à Expofacic
Ida à praia fluvial de Olhos de Fervença
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A avaliação do projeto baseou-se nas metas definidas me candidatura e foi implementada através da informação de seleção dos participantes, na escolha dos clientes de participarem, na informação às famílias, no registo de participantes, registo fotográfico das atividades e questionário de avaliação da satisfação aplicado a 10 clientes e 10 familiares.
Os resultados principais foram aferidos em função das metas definidas em candidatura. Assim, cumpriu-se em 100% o número de participantes cuja meta era de 15 clientes, considerando o número de pessoas que beneficiaram da semana de férias na Tocha; A taxa de satisfação teve uma execução de 108% dado que a meta definida era de 90% e a satisfação medida apresentou valores de 98% para os clientes e de 99% para os familiares; A taxa de execução do número de atividade foi de 133% uma vez que a meta correspondia a 6 atividades e foram proporcionadas 8 atividades distintas – piscina, praia da Tocha, discoteca, passeio à praia de Mira, Caminhadas, Jogos (mini-golfe; bilhar, jogos de mesa), Passeio à Expofacic e ida à praia fluvial de Olhos de fervença. O número de monitores correspondeu ao previsto (3 monitores).
Acresce a dinâmica de participação na tomada de decisão e no planeamento da colónia de férias, que contou com 35 clientes e 15 famílias, aspeto não previsto em candidatura e que representou uma participação no planeamento da organização e do serviço de forma alargada e inclusiva.
A inovação central do projeto Férias e Diversão centra-se no sistema de participação no planeamento, implementação e avaliação da atividade, enquadrado no planeamento da Cerciespinho, concretizando múltiplos direitos dos clientes, nomeadamente o direito a ser informado, a decidir sobre a sua vida, a participar nas decisões de funcionamento do serviço em que estão integrados bem como a decisão de participarem nas atividades que propomos.
Colónia de férias – CAO - Tocha
23/10/2019
P’ O Conselho de Administração
(Dra. Rosa Couto)