37Dia 04: Contos Medievais 2015, na Nª Senhora da Saúde, nos Carvalhos

Este passeio foi planeado no sentido de dar a conhecer um espaço de animação com hábitos e costumes caraterísticos da idade média.

Foram contemplados com várias danças medievais, observaram várias bancas com artefactos alusivos à época medieval e aproveitaram as bancas de comes & bebes para saborearem e apreciarem as iguarias medievais.

Se tivéssemos tido mais oportunidade regressaríamos para assistir aos cortejos noturnos e para passearmos a cavalo.

Dia 10/09: Exposição “Peça a Peça” Multimeios

Realizou-se no Multimeios uma exposição de legos, peças interessantes de grande complexidade, entre elas uma catedral que foi motivo de admiração por parte dos clientes. Houve outra que despoletou algumas gargalhadas entre os presentes porque, todas as vezes que se passava em frente, um cavalo relinchava. Aproveitamos que através da montagem de peças de legos a criatividade dos idosos fosse evidenciada. Embora focados na tarefa, alguns acabaram por referir que quando eram crianças eram os próprios que muitas vezes construíam os brinquedos.

Finalizamos com um lanchinho.

Dia 19/09: Passeio a Coimbra

Este ano o passeio anual dos clientes, significativos e colaboradores do Serviço de Apoio Domiciliário e do Centro Comunitário do Bairro de Ponte de Anta, teve como destino Coimbra – património mundial.

Que belo dia e que bom iniciarmos o nosso passeio com lotação completa – 36 participantes!

Tínhamos uma ideia ambiciosa que era visitar alguns dos locais mais emblemáticos da cidade, e acabar por fazer umas compras no centro histórico, mas o tempo não deu para tudo.

A nossa primeira visita recaiu na Quinta das Lagrimas, que deve o seu nome à história de amor de Inês e D. Pedro. A romântica tragédia coloca neste local a morte de Inês. A fonte dos amores também se integra neste local cheio de árvores centenárias, ruinas medievais, tanques e regatos.

De seguida fomos almoçar, e que bem que nos soube. Como o restaurante ficava perto das faculdades aproveitamos para fazer uma visita, ouvir a tuna e dançar ao som das suas músicas, alguns aproveitaram para ver a atuação sentados à sombrinha porque o calor apertava. Fomos para o autocarro para visitar o Carmelo local onde a irmã Lúcia passou o resto da sua vida, pudemos ver alguns objetos usados pela irmã Lúcia e uma réplica do quarto onde ela dormia. De salientar a forma como fomos bem recebidos.

E como não poderia ser de outra maneira acabamos no Penedo da Saudade, promontório rochoso, hoje ajardinado cujo nome advém da tradição, segundo o qual D. Pedro ia frequentemente ao local então conhecido por Pedra dos Ventos chorar a sua amada. Nós aqui aproveitamos para fazer um pequeno lanchinho e partilhar algumas das coisa que vimos.

E como não podia de ser de outra forma lá viemos de regresso a casa, cansados, mas felizes.

Dia 23/09 Passeio à Marina do Freixo (sessão de Empowerment)

Situada na margem direita do Rio Douro, a 3km da sua foz, a Marina do Freixo procura servir todos aqueles que usam o rio Douro, seja para lazer, trabalho, turismo, desporto ou simplesmente contemplação.

Foi isso que nos levou a visitar este lugar, aliado a um dia magnífico. Aproveitamos o facto de estarmos sentados e beber um café para fazermos uma pequena tertúlia sobre as eleições, a sua importância, o que é um voto nulo,etc, cada um foi dando a sua opinião, e foi interessante ouvir diferentes pontos de vista e cada um defender a sua ideia.

Nesse passeio despoletou a vontade dos clientes em realizarem um passeio de barco pelo rio douro.

Fizemos o caminho de regresso a casa pela beira-mar.