05Dia 05: Feira Medieval

A Feira Medieval de Santa Maria da Feira é considerada uma das maiores da Europa. Esta é realizada há cerca de 19 anos, tendo tido a sua primeira edição no ano de 1996.Todos os anos se centra num tema histórico, este ano foi o reinado de D. Afonso III.

Neste dia fomos ver a feira mas, como estava muito calor não conseguimos caminhar muito, vimos apenas algumas das barraquinhas de artesanato que se encontravam ali em exposição. Ainda vimos também um desfile árabe com camelos e odaliscas, o que regalou os nossos clientes, pois nunca tinham visto camelos ao vivo e as raparigas dançavam muito bem, tinham era umas roupas esquisitas segundo os nossos clientes.

Já que estávamos em Santa Maria da Feira, os nossos clientes aproveitaram para comprar fogaças para adoçarem a boca aos seus familiares que se encontram em casa.

Paramos num café para fazermos um pequeno lanche, provamos o gelado de fogaça e alguns comeram fogaça em miniatura e fogaça bêbada.

Viveu-se um ambiente muito descontraído e animado entre todos. Divertiram-se ao ver alguns produtos que ali estavam expostos, desfrutaram do passeio e da companhia.

 

Dia 10: Cinema “Pátio das Cantigas”

Aproveitámos que à segunda-feira é o dia do espetador no cinema fomos assistir com os nossos clientes ao “Pátio das Cantigas”. Por serem seniores tiveram direito a um cafezinho …

"O pátio das cantigas", no qual é conhecida a famosa frase "Ó Evaristo, tens cá disto?", é uma das comédias mais populares do cinema português, feita na chamada "época de ouro", das décadas de 1930 e 1940.

A escolha do filme pareceu-nos adequada pois é um filme que eles conheciam e está na nossa língua materna, embora esta versão a cores fosse um bocadinho diferente da de outrora.

Para alguns, foi a primeira vez que foram ao cinema por isso, para além de desfrutarem do filme ao qual acharam muita piada, apreciaram o espaço quer do cinema quer do próprio shopping. Alguns clientes, quando entraram na sala, manifestaram algum receio por a mesma ter pouca visibilidade.

Mais uma vez, imperou a boa disposição entre todos e a união, ajudando-se a entrar na sala e a sentarem-se. Ao longo do filme foi um contentamento ver os sorrisos estampados nos seus rostos, quer pela comédia do filme, quer pela felicidade de estarem ali.

“Isto é muito grande, está aqui um belo edifício”, “Estou a ver que vem para aqui muita gente só para passear”, estas foram algumas das frases proferidas por eles ao longo da tarde.

 

Dia 17: Festa Nossa Senhora da Saúde

Recordação, Saudade e Emoção, foram sem dúvida alguns dos sentimentos que predominaram durante este passeio à Senhora da Saúde nos Carvalhos.

Todos os nossos clientes já tinham feito, quando mais jovens aquele percurso a pé, alguns com as suas famílias, outros com amigos e outros sozinhos cumprindo as suas promessas.

Ao longo da tarde e mesmo pelo caminho foram-nos relatando como faziam antigamente “vinha de manhã com toda a minha família”, “Passava cá o dia trazia merenda, era um dia muito bem passado”, “Antigamente só havia esta estrada, a estrada nacional”.

Quiseram ir à capela fazer as suas orações e rezar o terço, aproveitaram para desabafar uns com os outros algumas histórias das suas vidas e promessas que ali tinham feito, por isto, esta tarde se tornou tão emotiva para todos.

No exterior da capela estava um altar, os nossos clientes explicaram que no domingo da Festa a missa é campal, pois não cabe toda a gente dentro da capela, por isso a existência daquele altar ali fora, que segundo eles estava muito bem enfeitado, com catos e rosas. Observaram também que aquele local estava um pouco modificado, não era tudo em terra como outrora, agora tinha paralelos, que para eles estava “muito bem feito”.

Como já vem sendo hábito destas nossas saídas, fomos depois fazer um pequeno lanche a um café.

Estes momentos de convívio e de partilha, refletem o quanto o grupo é tão unido e, as expressões dos seus rostos, transmitem o impacto que estas saídas têm neles.

 

Dia 26: Passeio pela Marginal de Vila Nova de Gaia

Mais uma vez, decidimos fazer uma visita à marginal de Vila Nova de Gaia que nos presenteia com uma paisagem extasiante.

Face à agradável tarde de verão que se fazia sentir, resolvemos contemplar a paisagem a pé ao longo do Cais de Gaia que está hoje em dia transformado numa agradável área turística dotada de bonitas esplanadas, restaurantes e bares, com vista para a zona histórica da cidade do Porto, património mundial da Unesco, e sobre os inúmeros barcos rabelos que fazem excursões ao longo de todo o ano.
A zona foi sujeita a uma grande remodelação, reaproveitando um espaço de excelência para momentos de lazer e turismo, que foi inclusivamente distinguido com o "Prémio Turismo - Valorização do Espaço Público“.


premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário