02Dia 02: 10º Sessão do Programa Psicoeducativo “Cuidar de Quem Cuida”

A sessão 10 intitulou-se “ Atividades de recreação e lazer”, sendo o seu propósito promover o conhecimento das respostas, iniciativas e recursos comunitários que se encontram em dinamização no município, e que podem constituir alternativa ao isolamento e às dificuldades diariamente vivenciadas pelos cuidadores. Também foi perguntado aos participantes se fazia sentido continuar a reunirmos, não como grupo psicoeducativo mas como Grupo de Ajuda Mútua (GAM), que pode ser definido como um grupo de pessoas que por vivenciar um problema semelhante (familiares que padecem de demência), se encontra de forma periódica, a fim de partilhar experiencias e receber suporte emocional, potenciando a empatia entre os vários elementos do grupo. A resposta foi positiva e nesse sentido ficou marcada nova reunião para dia 23/07.

Esta sessão também pretendeu constituir uma oportunidade de convívio social entre os vários elementos do grupo e as pessoas que participaram ao longo destas 10 sessões, neste sentido foi realizado, um lanche convívio para dar encerramento do grupo psicoeducativo.

 

Dia 07: Funeral de Cliente

Porque a vida também é isto, chegadas e partidas. Hoje a saída foi para prestar homenagem e dar um pouco de conforto ao nosso cliente.

É nestes momentos que dá para perceber o impacto das saídas e os laços que se vão construindo, porque todos quiseram estrar presentes nesta última homenagem à esposa e também nossa cliente.

Ao longo de toda a cerimónia viveu-se um momento de grande emoção, com um misto de sentimentos, saudade, tristeza, carinho e amizade.

 

Dia 14: Mundial Futebol de Praia

Realizou-se na praia da Baía em Espinho, entre os dias 9 a 19 de Julho o Campeonato do Mundo de Futebol de Praia 2015. Depois ter passado pelo Taiti, Itália, Dubai, Marselha e Rio de Janeiro, chegou a vez de ser em Portugal. Este campeonato contou com a presença de 16 seleções incluindo a seleção Portuguesa.

Fomos assistir ao jogo do Paraguai contra Madagáscar no qual o Paraguai venceu.

A pedido dos clientes, ficámos para assistir as duas primeiras partes do jogo do Brasil contra a nossa vizinha Espanha. O ambiente que se viveu entre todos foi de muita animação e satisfação até as nossas clientes que pensávamos que não ligassem tanto ao futebol não queriam vir embora! Fomos também muito bem recebidos e tratados por todo o staff, que brindou os nossos clientes com algumas brincadeiras que levaram a algumas risadas. No intervalo do primeiro jogo, serviram-nos o lanche, não sendo necessário ir pedir ao balcão, durante este convívio os clientes aproveitaram para demostrar a satisfação de estar ali: “ Ainda bem que viemos cá, queria muito vir, mas ninguém tem tempo para me cá trazer”, “Está aqui uma coisa espetacular, muito bem-feita”, “Nunca na minha vida em 88 anos tinha visto futebol ao vivo!”

 

Dia 23: 1º Encontro de Grupo de Ajuda Mútua (GAM)

Neste 1º encontro que se realizou na sede da Cerciepinho, explicou-se os objetivos, regras e a forma de intervenção, que ao contrário dos grupos psicoeducativos, o GAM constitui-se como uma forma de encontro voluntário, desprovido de uma estruturação rígida e cuja dinâmica é decidida pelos cuidadores de familiares com demência, pretendendo dar uma resposta às situações que são apresentadas pelos mesmos. Também foi importante salientar que, idealmente os grupos devem decorrer sem necessidade de intervenção dos profissionais, ainda que estes possam apoiar numa fase inicial. O grupo é liderado pelos seus próprios membros, em cada uma das sessões, é importante que haja um cuidador que se voluntarie, de forma rotativa e democrática, a dinamizar a sessão seguinte. As regras de funcionamento do grupo são definidas por todos, devendo garantir-se a confidencialidade da informação partilhada.

Mediante esta informação, ficou marcado novo encontro.

 

Dia 24: Teatro “Verão ou não Verão, eis a diversão!”

A convite do Grupo de Teatro do Centro Comunitário da Ponte de Anta “Sobreviventes do Riso”, fomos assistir a uma pequena peça de teatro com a duração de meia hora na Junta de Freguesia de Espinho. O grupo é formado por cerca de vinte membros com idades compreendidas entre os 5 e os 17 anos, a peça foi escrita e encenada pelas responsáveis deste grupo.

Foi uma grande animação, todos os clientes adoraram o momento e soltaram umas boas gargalhadas, não reconhecendo inicialmente algumas pessoas com as quais lidam de vez em quando. Houve inclusive uma parte da peça, na qual uma das nossas clientes participou, sendo questionada por uma das personagens da história. No final aproveitaram para falar com alguns membros do grupo de teatro, para os felicitarem. “Foi espetacular, ainda me ri um bocado”, “Só conheci a velhinha a meio da peça…”, “Achei muita piada á menina pequenina a dizer que não queria marido”.

Desde já o agradecimento ao convite endereçado ao SAD. Foi sem dúvida uma tarde muito agradável. Todos consideraram que este grupo de teatro revelou empenho, dedicação e um excelente profissionalismo!

 

 

Dia 30: Visita ao Europarque Santa Maria da Feira

OEuroparqueé um centro de congressoslocalizado emEspargo, no conselho de Santa Maria da Feira. Foi construído em 1995, para ser um espaço capaz de receber grandes congressos, jornadas, seminários, conferências, reuniões, feiras eworkshops, porém encontra-se um pouco descuidado. Pois estava tudo fechado inclusive o café, porém os nossos clientes usufruíram do espaço, deram de comer aos peixes e ficaram um bocado cá fora na conversa uns com os outros, prometeram para a próxima trazerem mais pão para os peixinhos, “tem de ser uma broa a cada um, porque são muitos peixes”. Ficaram um pouco à conversa com um dos seguranças do parque, que lhes contou a história daquele local e lhes explicou que estava tudo fechado temporariamente, pois o Europarque iria mudar a sua gerência para a Camara Municipal de Santa Maria da Feira. Na opinião dos nossos clientes, é uma pena um espaço tão grande e tão bonito estar assim. A pedido dos mesmos, paramos num café para um pequeno lanche no centro de Santa Maria da Feira num café Low Cost onde os clientes tiveram de pegar num tabuleiro e servir-se. Mais uma vez imperou a boa disposição, notando-se a criação de laços de amizade entre todos, havendo uma grande partilha de experiencias, cumplicidade e interajuda. “Isto que estamos aqui a fazer todos é terapia, faz melhor que ir ao médico e tomar medicamentos”.

 


premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário