07Dia 06: Visita ao Mosteiro de Grijó
A pedido dos nossos clientes, fizemos novamente uma visita guiada com o Sr. Adelino responsável pela manutenção do espaço. Relatou-nos que o Mosteiro de São João Salvador de Grijó, mais conhecido por Mosteiro de Grijó de acordo com a tradição foi fundado em 922 no lugar de Muraceses por dois clérigos, Guterre e Ausindo Soares vindo a adotar a regra e o hábito da Ordem de Santo Agostinho em 938. No ano de 1112 foi transferido para a atual localização. A igreja do novo mosteiro foi sagrada em 1235 pelo então bispo da Diocese do Porto.
Interiormente, o Mosteiro possui uma nave única coberta por abóboda de caixotões, possuindo seis capelas colaterais. O arco triunfal é ladeado por pilastras coríntias e rematado por entablamento decorado.
Visitamos também o túmulo de D. Rodrigo Sanches cuja arca tumular apresenta o frontal decorado com relevos, representando Cristo em Majestade, sentado no trono e segurando com a mão esquerda, o Livro Sagrado, os Quatro Evangelistas, as figuras dos Apóstolos e uma figura real coroada.
Aproveitamos para registar o momento, tirando umas fotografias naquele magnifico espaço e finalizamos com um lanche.

Dia 18: Passeio pela rua 19 “Recordar é Viver”
Muitas vezes não é necessário muito para fazermos uma atividade. Aproveitamos o bom tempo para descer a rua 19. “Que bem que nos soube” os nossos clientes foram-se lembrando do seu tempo de juventude aproveitando para nos falar das lojas que existiam, a quem pertenciam, alguns encontraram colegas de trabalho aproveitando para por a conversa em dia. Aproveitamos o espaço para abordar o tema Empowerment. Explicamos por exemplo como funciona uma caixa multibanco. Parece incrível como uma coisa que nós utilizámos automaticamente para outros seja uma novidade. Nada melhor para finalizar o dia de convívio com um lanche no café do parque.

Dia 21: Convívio no FACE, organizado pela Cooperativa Nascente
Realizou-se mais uma agradável tarde de convívio entre as Instituições de Apoio à Terceira Idade do Concelho de Espinho.  
Houve um pouco de tudo, declamação de poemas, conto de duas histórias, atuação da Tuna da Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis que aproveitamos para dar um pezinho de dança.
Finalizamos como sempre, estes momentos de convívio, com um lanche e aguardamos ansiosos pelo próximo.

Dia 26: Visita ao Sr. Matosinhos
Foi planeado um passeio até à Festa do Senhor de Matosinhos no Porto pois, os nossos clientes expressaram que têm muito interesse em visitar locais festivos.
O dia estava magnífico! Fomos visitar a igreja, onde aproveitamos para orar. Comtemplamos com alegria os altares grandiosamente enfeitados. “Que lindos” exclamavam as clientes.
Cá fora compramos uns docinhos para trazer para a família e aproveitamos também para confraternizar. Como o tempo não para, lá viemos nós de regresso a casa, combinando a próxima saída.


premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário