14Dia 05: Passeio pela Marginal de Esmoriz

O passeio foi realizado no sentido de dar a conhecer aos clientes do SAD, para alguns pela primeira vez, a agradável cidade de Esmoriz.

Esmoriz, que pertence ao concelho de Ovar, possui como património natural que é de grande atração: uma praia fina, propícia à prática de desportos náuticos.

Os participantes tiveram oportunidade de realizarem um passeio pedestre de forma a contemplarem esta beleza natural. Finalizaram a tarde de convívio com uma agradável ida ao café, onde mais uma vez, partilharam as emoções sentidas.

 

Dia 11: Centro de Convívio do Centro Comunitário do Bairro da Ponte de Anta

Com o intuito de se dar a conhecer o Projeto ComViver, promovido pela Cooperativa de Ação Cultural- Nascente, uma técnica estagiária pertencente ao Centro Comunitário explicou exaustivamente o objetivo deste projeto. Referiu que ao longo do ano serão realizados 5 eventos/convívio/sessões com os idosos da comunidade e/ou pertencentes a Instituições de Apoio à Terceira Idade do Concelho de Espinho. Serão centradas em intervenções de carater lúdico e entretenimento criativo e formativo.

Informou que a atividade de apresentação do projeto está agendado para o dia 25 do presente mês. Comunicou que nesse dia, o grupo pertencente à Cerciespinho (dos departamentos Centro Comunitário e do Serviço de Apoio Domiciliário) terá de realizar um atividade de apresentação aos outros participantes, sendo proposto a leitura de um poema alusivo ao envelhecimento. Após a leitura de vários, os elementos presentes escolheram o poema que melhor descrevia esta faixa etária e caraterizava o processo de envelhecimento ao nível das alterações emocionais e físicas. Ficou também acordado que se iriam apresentar durante a leitura do poema, a palavra Cerciespinho decorada pelos clientes. Finalizaram a atividade com um lanhe convívio.

 

Dia 13: Realização da atividade de apresentação para o 1ª convívio organizado pela Cooperativa Nascente

Com a concordância dos clientes do SAD que irão participar nas atividades convívio organizadas pela Cooperativa Nascente (Projeto ComViver), aproveitamos o dia de sol que se fazia sentir e, sentados numa esplanada, realizamos a decoração das letras da Instituição (Cerciespinho) que serão apresentadas no primeiro dia do encontro.

Embora referissem que não eram de todo vocacionados para a expressão dramática, os clientes acabaram por aderir à atividade com agrado e realizaram com empenho, bonitas e criativas decorações.

Pedimos também aos participantes para caraterizarem cada inicial tendo em conta o impacto da intervenção realizada pela Cerciespinho aos próprios e à comunidade.

Esta caraterização também foi pedida aos clientes do Centro de Convívio. As principais palavras simbolizadoras de cada letra foram: C (Comunicação e Comunidade); E (Esperança e Experiência de Vida); R (Respeito e Responsabilidade); C (Conforto e Cidadania); I (Inclusão e Interação); E (Especial e Escolhas); S (Segurança e Saúde); P (Prioridade e Princípios); I (Integração e Indivíduo); N (Necessidades e Nobreza); H (Honestidade e Humanitária) e O (Orgulho e Otimismo).

 

Dia 25: Participação no 1º Evento ComViver organizado pela Cooperativa Nascente, em Espinho

A tarde de convívio superou todas as expetativas.

Iniciou-se com a apresentação de cada Instituição participante (clientes do Lar, Centro de Dia ou Apoio Domiciliário do Centro Social de Paramos, da Associação de Socorros Mútuos de Anta, Cerciespinho e Santa Casa da Misericórdia de Espinho). Uns optaram por fazer um pequeno teatro com cenários e/ou sketches, outro grupo preferiu fazer uma apresentação descrevendo-se e caraterizando o que gosta de fazer na Instituição que frequenta e outro grupo optou pela leitura de um poema que caraterizava o envelhecimento e o impacto da Instituição que frequenta nas suas vidas.

O 1º evento do Projeto ComViver ficou marcado pelo convívio, participação ativa e entusiástica de mais de 100 idosos pertencentes às Instituições de Apoio à Terceira Idade do Concelho de Espinho.

Os melhores momentos ficaram registados com a presença do Sr. José Bessa que animou através da sua concertina e com a representação teatral dos robertos. De um grupo que veio através da sua dança encantar os mais idosos e envolve-los, aos mais audazes, numa dança de hip-pop. O Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior de Espinho fechou o convívio e presenteou os participantes com alegre e memorável música portuguesa tradicional.

A tarde foi finalizada com um agradável lanche.


Dias 16 e 23 de Março: Formação do Programa Psicoeducativo para Cuidadores Informais de pessoas com Alzheimer, realizada na Câmara Municipal de Espinho

O promotor do programa é o CASTIIS – Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguedo, pertencente ao Concelho de Santa Maria da Feira. Em 2009 viu a candidatura do seu projeto “Cuidar de Quem Cuida” aprovada e financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian. Assenta em linhas de intervenção centrais e estruturadas, com medidas específicas que entre 2009 a 2013 ocorreram em 5 Municípios entre Douro e Vouga (Santa Maria da Feira; S. João da Madeira; Vale de Cambra; Oliveira de Azeméis e Arouca). Findo esse período, a equipa do Projeto “Cuidar de Quem Cuida”(CQC) procurou meios e recursos para dar continuidade à sua ação/objetivos; replicar a intervenções noutros contextos territoriais; alargar as respostas disponibilizadas e alargar o âmbito territorial de intervenção. De 2014 a 2016, no âmbito do Programa Cidadania Ativa, vão procurar cumprir o seu objetivo que é capacitar ONG´s de todos os municípios da Área Metropolitana do Porto para a intervenção com cuidadores informais de pessoas com demência, através da implementação de programas psicoeducativos.

Nos dias 16 e 23 de março, técnicos das Instituições do concelho de Espinho e a Rede Social de Espinho, foram dotados de conhecimentos e know-how de intervenção junto de cuidadores informais de pessoas com demência, assim como dos procedimentos inerentes à implementação do programa psicoeducativo do projecto CQC.

O objetivo é posteriormente formar cuidadores informais e implementar uma intervenção grupal que permita ao cuidador aprender novas competências, não só através de estratégias propostas pelos diferentes profissionais envolvidos (psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, técnicos de serviço social, juristas, animadores socioculturais, entre outros), como através das vivências e experiências relatadas por outras pessoas em situações análogas e que são partilhadas nas sessões.

O programa psicoeducativo é composto por dez sessões, semanais, de apoio educativo – ensino de competências e de apoio emocional – desenvolvimento de estratégias de coping e de autocuidado que, em conjunto, promovem uma melhoria na qualidade de vida do cuidador e, indiretamente, do recetor de cuidados.

Durante o mês de Março as Instituições envolvidas neste projeto inovador, sinalizaram os cuidadores informais de pessoas com Alzheimer que demonstraram recetividade em participar nas sessões. O 1º grupo escolhido aleatoriamente pela equipa do CQC do Castis irá iniciar o programa no dia 30 de abril.

A Cerciespinho irá disponibilizar para a dinamização deste projeto 3 psicólogas, 2 Técnicas de Serviço Social, 2 Terapeutas Ocupacionais e 1 Técnica de Ciências da Educação. As 10 sessões serão realizadas na sede da Instituição, tal como a realização do pré-teste.

 

premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário