06Dia 02: Passeio e visita à Capela do Senhor da Pedra, em Miramar

Foi realizado durante a tarde, com as idosas que recebem apoio do SAD, uma visita à praia de miramar, junto à capela do Senhor da Pedra. Nesse espaço muito agradável puderam passear na alameda e parque, apreciar a natureza, ver o mar e ainda visitar o interior da capela onde rezaram e meditaram. Depois, o caminho de regresso a casa foi realizado pela beira-mar para que continuassem a disfrutar das belas paisagens do nosso Portugal. E assim se passou a tarde entre conversas, partilhas de experiências e recordações.

Dia 05: Ida ao Centro de Multimeios de Espinho assistir à apresentação pública do projeto “Idosos & Companhia”, do Centro Social de Paramos, financiado pela Missão Sorriso.

Colaboradoras do SAD acompanharam os clientes e cuidadores/familiares que irão beneficiar deste projeto inovador que tem como premência reduzir situações de isolamento, institucionalização e abandono, ativação de redes de vizinhança, voluntariado e solidariedade e por outro lado, criar respostas adequadas e especializadas de apoio a pessoas com demência e seus cuidadores.

Marcaram presença neste evento, mais de 300 pessoas dos quais, os padrinhos deste projeto – a vereadora da Ação Social e Cultura da Câmara Municipal de Espinho, Dra. Leonor Fonseca e o ator Ruy de Carvalho. Tivemos a oportunidade de assistir à fantástica atuação do Rancho Recordar “Recordar é Viver” de Paramos e dos artistas do fado Irene Vieira e Tony Reis. Ressalva-se desta agradável tarde, dois momentos: o intenso e comovente discurso do ator Ruy de Carvalho, que através dos seus conselhos, conseguiu transmitir e fazer refletir todos os presentes a importância da vida - “Vivam a vida! Não se pode desistir da vida, ela é a coisa mais bela que nos deram. Vivam! Vivam”; “Não se entreguem! Não se humilhem, pois são válidos, toda a vida, até ao último momento, mesmo quando estão doentes!”. Outro momento foi a atuação final do Rancho “Recordar é Viver” que contou com a divertida participação em palco, de vários convidados.


Dia 16: Passeio à Nave Desportiva de Espinho

Clientes do serviço tiveram oportunidade de visualizar este espaço polivalente, que surgiu voltado para a dinamização desportiva e recreativa mas que também oferece agradáveis espaços verdes e uma acolhedora esplanada.

A tarde foi bem passada pois, juntou-se a degustação de um saboroso gelado a uma saudável caminhada.

Dia 19: Passeio/ Convívio a Braga

O Serviço de Apoio Domiciliário procurou promover um dia de convívio entre clientes do SAD e do Centro Comunitário do Bairro de Ponte de Anta. Esta iniciativa reuniu 42 pessoas entre as quais colaboradores, clientes e famílias.

Durante a viagem, mesmo face à presença de algum mau tempo, a boa disposição tomou conta do ambiente. Em Braga, antes de se iniciarem as visitas planeadas, realizou-se um apetitoso e farto almoço no Restaurante Central do Bom Jesus.

Embora o tempo fosse um grande obstáculo à realização do passeio, conseguiu-se ir visitar e orar no Santuário do Bom Jesus do Monte. No entanto, a visita ao Santuário do Sameiro, o passeio pelo teleférico e pelos magníficos jardins terá que lamentavelmente, ser agendado para outra altura.

Esta iniciativa pretendeu proporcionar um dia destinado à manifestação da fé, à confraternização e ao lazer.

Dia 23: Visita à Capela de Sta. Maria Adelaide, em Arcozelo

Face à sugestão dada, resolvemos passar a tarde no Parque de Sta. Maria Adelaide. Após visita à capela onde está sepultada a Santa Maria Adelaide, uma das clientes pediu para visitarmos e orarmos na campa de uma familiar falecida.

Antes de nos dirigirmos novamente a Espinho, realizamos um mini piquenique e partilhamos algumas vivências.

Dado que o dia estava presenteado com um caloroso sol, resolvemos percorrer a maravilhosa marginal junto à praia de Arcozelo, Aguda, Granja, S. Félix da Marinha até Espinho.

 

 

 

 

premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário