Cerciespinho - Vídeo de Apresentação
A Cerciespinho é uma Cooperativa de Solidariedade Social, sem fins lucrativos e uma pessoa colectiva de Utilidade Pública que tem como
Missão "Promover a cidadania e a qualidade de vida de pessoas com deficiência mental e em situação de dependência e/ou exclusão social, fornecendo serviços, intervenções, estruturas e respostas sociais de qualidade".
Campanha Pirilampo Mágico 2018
A campanha Pirilampo Mágico com 31 anos de existência promove anualmente quer a sensibilização das pessoas para os problemas, necessidades e direitos das pessoas com deficiência e apoio as organizações na angariação de fundos.
O filme “campanha pirilampo mágico2018, foi realizado pela Cristina Ferreira, José Costa e Cátia Pinho estagiários do Curso de Marketing, comunicação, publicidade e relações públicas, da Escola Secundária Dr. Manuel Gomes de Almeida e apresenta algumas das aplicações na Cerciespinho das verbas angariadas.
Apoie esta causa – defenda a inclusão de pessoas com deficiência e contribua para a melhoria das condições de funcionamento da Cerciespinho!
CAO - I Prova de Orientação Adaptada
No passado dia 21 de Dezembro de 2015, o Centro de Atividades Ocupacionais organizou a I Prova de Orientação Adaptada, que contou com a participação de várias equipas, de diferentes serviços da Cerciespinho – Centro de Atividades Ocupacionais, Centro Comunitário e Serviço de Apoio Domiciliário, e da Secção de Natação Adaptada e do Boccia da Câmara Municipal de Espinho.
Esta disciplina de Orientação tem como objetivo encontrar os pontos assinalados no mapa, sendo que em cada ponto há necessidade de fazer a correlação entre aquilo que se encontra assinalado no mapa e o que está depois materializado no terreno, sob a forma de sequência de cores. À sequência de cores correta, corresponde um símbolo, que os participantes devem assinalar no seu cartão de controlo.
O objetivo desta atividade passou por promover o conhecimento relativo a este desporto e a promover o contato entre os clientes dos diferentes serviços da Cerciespinho de forma a aumentar a coesão grupal e a entreajuda.
Obrigado a todos os participantes e parabéns às equipas vencedoras:
1º Lugar – C.A.O. Sempre a Andar (Centro de Atividades Ocupacionais)
2º Lugar – Rodolfos (Centro Comunitário)
3º Lugar – Gnomos (Centro Comunitário)
{flike}
XXX Encontro de Atividades Aquáticas “Cidade de Espinho”
O trigésimo “Cidade de Espinho” reuniu na Piscinal Municipal de Espinho, cerca de 140 participantes de 12 instituições/clubes da zona norte.
O encontro desportivo mais antigo do calendário da ANDDI - Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual, e criado pela Cerciespinho, foi aberto pela diretora geral, Dra. Rosa Couto, que enfatizou a importância do desporto como ferramenta inclusiva e a dinamização do Prof. António Sampaio Maia na Cerciespinho.
Parabéns a todos os atletas pelo excelente desempenho.
SAD - Setembro de 2016
07 de Setembro - Gelataria em Espinho
Aproveitamos o calor que se fazia sentir para caminharmos à beira mar, contemplando a serenidade do mar e desfrutamos de um delicioso gelado artesanal, numa gelataria recente em Espinho. Havia uma grande variedade de sabores, o que não ajudou na escolha (amendoim, morango, bolacha, chocolate, baunilha, ananas, laranja, frutos do bosque…) porém, acabaram por fazer as suas opções e todos se deliciaram.
13 de Setembro - Nossa Senhora da Ajuda
Com a aproximação da festa em honra à Nossa Senhora da Ajuda, fomos com os nossos idosos até ao centro da cidade de Espinho.
Já com alguma animação nas ruas, resolvemos dar uma caminhada pela Avenida 8, apreciar a cidade assim como, as iluminações de rua dedicadas a esta festividade.
Posteriormente, fomos à beira-mar, onde os nossos clientes se sentaram e apreciaram a beleza natural das praias do concelho. Aproveitaram também para conversarem e até reverem amigos de longa data que por ali passavam.
Terminamos o nosso passeio na Flor de Espinho, onde todos puderam desfrutar das farturas quentinhas, confecionadas especialmente para nós. Já cansados e satisfeitos com a saída, voltamos a deixar cada cliente no conforto do seu lar.
27 de Setembro – Palácio de Cristal
Chegou o dia de levarmos os nossos clientes aos Jardins do Palácio de Cristal, um agradável espaço verde localizado em plena cidade do Porto, a partir do qual desfrutamos de uma vista panorâmica para o Douro.
Começamos por visitar os jardins românticos que envolvem o Pavilhão Rosa Mota, que serviram de palco para muitos momentos divertidos nesta nossa tarde.
De seguida, fomos à afamada Biblioteca Municipal Almeida Garret que surpreendeu os nossos clientes pela quantidade de livros existente e dimensão. Ainda neste espaço, aproveitamos para ir à cafetaria, onde nos podemos sentar na esplanada, contar os últimos acontecimentos da semana e recordar “os velhos tempos” (como os nossos idosos carinhosamente chamam às suas vivências passadas).
Terminamos a saída com o convite para assistirem no próximo dia 30 de setembro, à Celebração Solene dos 40 anos da Cerciespinho ao que aceitaram com muito agrado.
30 de Setembro – Sessão Solene e Porto de Honra do 40 Anos da Cerciespinho “A construir um mundo melhor há 40 anos” – no Centro de Formação Profissional da Cerciespinho, na Idanha
Foi com muita honra que as colaboradoras e alguns clientes do Serviço de Apoio Domiciliário assistiram à sessão solene que, foi marcada, pela presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Espinho - Dr. Pinto Moreira, do Diretor do Centro Distrital de Aveiro da Segurança Social - Dr. Manuel Ruivo, o Representante da CASES – Dr. Manuel Maio, do Presidente da Direção da Cerciespinho – Dr. Lino Rodrigues e do Presidente da Assembleia Geral da Cerciespinho – Sr. Valdemar Costa. Estiveram presentes ainda os homenageados, entidades parceiras, empresas, entidades locais, colaboradores, famílias e clientes de outros serviços da Cerciespinho.
No início da sessão solene, realizou-se uma breve apresentação da Cerciespinho. Incluiu um segundo momento de prestação pública de Homenagens a 6 grupos de pessoas e entidades com base nos critérios: tempo e participação. O encerramento da Sessão solene coube aos membros da mesa da Sessão solene que tiveram palavras sentidas e graciosas sobre a nossa organização e sobre os resultados e impactos dos nossos serviços na comunidade.
Foi oferecido a todos os presentes, uma agenda que tem na capa uma reprodução da pintura em aguarela intitulada o “fim da exclusão” de João Bigail e Elisa Maria enquadrada no conceito do aniversário – “Mudanças”.
{flike}
SAD - Julho de 2016
07 de Julho- Parque Buçaquinho
Nesta tarde fomos com os nossos idosos ao Parque Ambiental do Buçaquinho pertencente ao Município de Ovar.
O parque do Buçaquinho é um espaço com uma biodiversidade riquíssima ao nível da fauna e da flora, onde podemos passar uma tarde fantástica com os nossos clientes. Está integrado numa área de pinhal e lagoas, contempla um jardim de plantas aromáticas, torres e postos de observação da avifauna e uma cafetaria.
Iniciámos a nossa visita com uma caminhada para observação das plantas expostas no parque onde os nossos clientes aproveitaram para relembrar os tempos em que também plantavam e cuidavam dos seus campos agrícolas.
Depois deste percurso e já cansados, fomos à cafetaria. Aproveitamos para falar sobre os 40 anos da Cerciespinho, concretamente o que pensam e o que mudou na vida de cada um, após a entrada na Organização. Os nossos clientes referiram que a Cerciespinho apareceu como resposta viável num momento delicado das suas vidas, fez com que tivessem novamente vontade de viver, sair e aproveitar cada ocasião com alegria e boa disposição.
Terminamos assim a nossa visita ao Parque Ambiental do Buçaquinho numa tarde bastante divertida.
14 de Julho- Parque Lazer de Argoncilhe
Este parque conta com uma imensa extensão de zona verde, com um parque de diversão infantil, vários aparelhos de exercício e área de piquenique.
Aproveitamos o bom tempo que se fez sentir, para desfrutar de uma tarde em contacto com a natureza. Quando chegamos ao parque, os aparelhos de exercício físico atraíram as atenções dos nossos clientes que se divertiram a experimentar os benefícios de cada um, o que arrancou verdadeiras gargalhadas.
Depois deste momento de diversão, dirigimo-nos para a área dos piqueniques, onde nos sentamos à sombra de um agradável pinheiro. Os nossos clientes falaram sobretudo da sua família, em especial dos netos e do orgulho que têm deles. Posteriormente, e como uma cliente fazia anos, cantamos os parabéns e comemos um bolo que amavelmente quis oferecer ao grupo.
22de Julho – Praia de Francelos
Chegou o dia da saída com os nossos idosos e decidimos ir até beira-mar mais concretamente à Praia de Francelos.
As opções deste local vão muito para além do banho de mar, pois está equipado com excelentes infraestruturas como as barraquinhas, os chuveiros, os bares e o passadiço para longas caminhadas. Ultimamente, este sítio tem ganho mais popularidade, segundo dizem, pelas suas águas com poderes curativos.
Assim que chegamos a esta magnífica praia, sugerimos ir até uma esplanada, onde os nossos idosos comeram um gelado e aproveitamos para os convidar para a próxima saída referente ao Dia Metropolitano dos Avós. Depois de explicarmos em que consistia este dia e as atividades a realizar, apuramos quem tinham interesse em ir.
Após este agradável momento, fomos dar uma passeio pelo passadiço junto ao mar, onde os nossos clientes viram o mar, o areal, os banhistas e puseram também eles a “conversa em dia”.
Chegou ao fim a nossa saída e num ambiente acolhedor e feliz levamos cada um dos nossos idosos de volta ao conforto dos seus lares.
26 de Julho – Comemoração do Dia Metropolitano dos Avós - Pavilhão das travessas em São João da Madeira.
O Município de Espinho, associou-se ao evento e dirigiu um convite às instituições do concelho, no sentido de participarem no mesmo.
Dado que neste dia celebra-se o Dia dos Avós e como consideramos ser uma data tão especial, convidamos os nossos clientes a acompanharem nos na comemoração deste dia.
O Dia Metropolitano dos Avós contou com vários conjuntos musicais que animaram a tarde de todos os presentes com especial ênfase a tão aguardada Maria Lisboa que colmatou assim o magnífico festejo dos nossos avós.
O Presidente da Câmara de Espinho, Dr. Pinto Moreira acompanhado pela Vereadora da Cultura, Dr.ª Leonor Fonseca estiveram presentes e fizeram questão de cumprimentar e felicitar todos os avós espinhenses presentes.
Num pavilhão repleto de gente e com muito calor, os nossos idosos divertiram-se ao som das músicas e até aproveitaram para “dar um pezinho de dança”.
Depois do lanche e das atuações, regressamos a casa num ambiente animado, mas igualmente cansado. Foi uma nova experiência para os nossos idosos que demonstraram o desejo de voltar a repetir.
{flike}
SAD - Maio de 2016
Este mês foi sem dúvida, um grande exemplo de que as atividades mensais que procuramos planear, têm um impacto bastante positivo nos nossos “maiores”.
Dia 03 de maio a 07 de junho
O Banco Local de Voluntariado de Espinho informou a Cerciespinho que tinham recebido uma candidatura do voluntário Ângelo Bastos, técnico de informática, que dispunha de cerca de 40 horas em que a entidade empregadora (Sage Portugal) o dispensa para a realização de voluntariado. Uma vez que a sua formação está ligada à área de informática o voluntário pretendia desenvolver um projeto para a Promoção da Inclusão Digital, dando formação aos idosos em novas tecnologias na ótica do utilizador.
Aceitamos com agrado este projeto e beneficiaram do mesmo 2 grupos: clientes do Serviço de Apoio Domiciliário e clientes do Centro Comunitário do Bairro da Ponte de Anta. As sessões decorreram na sala de informática do Centro Comunitário da Ponte de Anta pois possuía o equipamento informático necessário. No total, foram dinamizadas 4 sessões para cada grupo, com periodicidade de 2 horas. Foram abrangidos 5 clientes do SAD.
O nosso agradecimento ao formador Ângelo Bastos pela simpatia e paciência e pela forma como conseguiu ensinar os nossos clientes a manusearem o computador e a aprenderem noções básicas na ótima do utilizador.
Dia 11: X Feira das Profissões - Sessão de sensibilização "Dicas para cuidadores informais"
A convite do Centro Social de Paramos, mais concretamente da Dra. Renata Barata, os cuidadores do SAD e do Projeto Cuidar de Quem Cuida aceitaram com agrado participar numa sessão de sensibilização sobre “dicas para cuidadores informais”. Esta sessão foi dinamizada por técnicas da Cruz Vermelha da Delegação de Espinho onde procuraram sensibilizar as cuidadoras para as melhores estratégias no ato de cuidar. Foi também possível haver um momento de partilha de experiências e de desabafos.
Finda a sessão, visitaram os 30 expositores existentes que visavam divulgar e sensibilizar estudantes e população desempregada para a oferta formativa, educativa e profissional existente dentro e fora do concelho de Espinho. Nestes expositores estavam incluídas escolas, centros de formação, empresas de trabalho temporário, instituições concelhias e entidades civis.
Algumas ainda tiveram oportunidade de usufruírem de uma sessão de manicura.
Dia 19: Escola de Cabeleireiro e Estética do Porto
Após vários contactos, conseguimos que gentilmente, a Escola de Cabeleireiro e Estética do Porto proporcionasse gratuitamente às nossas clientes uma tarde diferente.
Na escola fomos muito bem recebidas, tanto pela professora responsável como por todos os alunos. Foram extremamente delicados e afáveis.
Cada cliente pôde escolher o que queria fazer ao cabelo. Umas quiseram cortá-lo, outras pintar, fazer madeixas ou simplesmente arranjá-lo.
A felicidade era visível nos seus rostos, todo o tempo havia sorrisos rasgados! Esta experiência foi sem dúvida muito intensa pois, foi uma tarde dedicada a mimá-las e a potenciar-lhes uma imagem mais positiva. Sem dúvida, a valorização enquanto pessoas foi reforçada!
Antes de irmos embora, recebemos o convite da parte da professora para voltarmos a ir à escola a uma sessão de estética e de manicura.
O nosso sincero agradecimento à Escola de Cabeleireiro e Estética do Porto, pela disponibilidade em nos ter recebido e pela simpatia e carinho que transmitiram às nossas clientes.
Dia 29: Estádio do Dragão – Jogo de Futebol Portugal vs Noruega
A Federação Portuguesa de Futebol ofereceu cerca de 50 bilhetes à Cerciespinho para o encontro de Preparação para a fase final do Campeonato da Europa de Futebol.
Os bilhetes foram distribuídos pelos clientes de vários serviços da Cerciespinho (Lar, Residência Autónoma, Centro de Atividades Ocupacionais, Serviço de Apoio Domiciliário e Centro Comunitário).
Os clientes do SAD comentaram que já não iam a um estádio de futebol há muitos anos, e apesar de ser um jogo da seleção nacional, o jogo foi no estádio do clube do seu coração. Festejaram os golos, viram o jogo atentamente, cantaram o hino e aprenderam a fazer a “onda”.
Premiamos as colaboradoras do SAD com um bilhete pois, consideramos que, têm todo o mérito e esta experiência irá enriquecer mais as equipas/ serviço!
Quem nos quis acompanhar, teve uma experiência deveras emocionante e inesquecível!
O nosso agradecimento à Federação Portuguesa de Futebol pelos bilhetes oferecidos à nossa Organização.
Dia 31: Semana Aberta Encontro Intergeracional
No âmbito da Comemoração dos 40 anos da Cerciespinho realizamos um intercâmbio Intergeracional entre idosos de organizações parceiras e clientes da Cerciespinho.
Foi um dia muito animado, com portas abertas, visitas, sessões de relaxamento, experienciação com a sala Snoezelen e aula de Tai-Chi, promovida pela escola Xiang Long.
O grupo de Clientes do S.A.D usufruiu desta experiencia durante a tarde, iniciando com o Tai- chi. Consideraram esta atividade como “fazer ginástica”. Todos gostaram muito e tentaram acompanhar a aula da melhor forma que conseguiram. Tivemos uma cliente que realizou a aula sentada devido a problemas de mobilidade, mas deu o seu melhor tentando acompanhar a professora. Seguiram-se as sessões de relaxamento, de Snoezelen na qual eles no início estavam um pouco reticentes, por causa do contacto com alguns materiais mas depois, envolveram-se por completo na atividade e no fim da sessão obtiveram um estado de relaxamento profundo. Visitaram as instalações onde puderam observar algumas atividades que se realizam no Centro de Atividades Ocupacionais e por fim foi realizado um lanche de convívio entre todos.
- O mês de maio ficou ainda marcado pela dinamização do Programa Psicoeducativo para Cuidadores Informais de idosos com Alzheimer. Foram realizadas 4 sessões do “Cuidar de Quem Cuida” (sessão 3 à 6) com os seguintes temas: Na sessão 3: Cuidados a prestar ao doente de alzheimer I (ulceras de pressão, prevenção de quedas, posicionamentos e transferências; exercícios para diminuir a sobrecarga mecânica). Dinamizada pelo Vasco Costa – Terapeuta Ocupacional da Cerciespinho e pela Joana Marinheiro (Enfermeira do Centro Social de Paramos). Na sessão 4: Cuidados a prestar ao doente de alzheimer II (eliminação, alimentação e hidratação, medicação, sono e repouso). Os profissionais envolvidos foram a Joana Marinheiro (Enfermeira do Centro Social de Paramos) e a Marta Rocha (enfermeira da Associação São Francisco de Assis de Anta). Na sessão 5: foram abordadas estratégias para lidar com alterações da memória, comunicação, orientação e comportamento. Foram também explorados sentimentos e emoções do cuidador. Dinamizada pela Helena Magalhães e Carmo Oliveira (Psicólogas da Cerciespinho). A sessão 6 consistiu na exposição e clarificação das medidas de apoio legal, social e assistencial disponíveis. Da responsabilidade de Teresa Ramos (Técnica de Serviço Social da Cerciespinho) e Paula Marques (Técnica de Serviço Social do Centro Social de Silvalde).
{flike}
Cao - Setembro de 2016
09.09.2016 – Os clientes do Centro de Atividades Ocupacionais sagraram-se campeões do V Torneio de Futebol de Praia da Casa Ozanam. Este torneio foi disputado entre várias organizações da região e permitiu além da prática de atividade física, um intercâmbio muito enriquecedor entre clientes e colaboradores das mesmas organizações.
23.09.2016 - O Rancho Alegria do C.A.O. da Cerciespinho participou na desfolhada da Santa Casa da Misericórdia de Espinho. Após a desfolhada, o nosso grupo atuou para todos os presentes. Esta dinâmica intergeracional e intercultural enriqueceu todos os participantes e permitiu a partilha de experiências e memórias.
24.10.2016 - Clientes do C.A.O. participaram na 6ª Etapa de Orientação Adaptada inserida na prova Porto City Race, organizada pelo Grupo Desportivo Quatro Caminhos, em parceria com a ANDDI - Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual e a Federação Portuguesa de Orientação.
A atleta Laura Rocha da Cerciespinho recebeu o diploma de 3ª classificada no Ranking da Taça de Portugal da época de 2016.
{flike}
CAO - Junho de 2016
09.06.2016 - Os clientes do Centro de Actividades Ocupacionais participaram na 3ª edição do encontro experimental de paravolei, organizado pelaAnddi Portugale Federação Portuguesa de Voleibol.
Este evento foi apadrinhado por Ana Freches, atleta de Voleibol e Voleibol de Praia (campeã nacional em 2006, 2009, 2010, 2011 e 2013), Rui Moreira (campeão nacional de Voleibol em 2015/2016 e de Voleibol de Praia em 2015) e José Pedrosa (primeiro português a sagrar-se campeão europeu de Voleibol de Praia na categoria de Sub-23, em Esposende / 2001).
Além do convívio entre as organizações e participantes presentes, o contacto com a modalidade e sua vertente de voleibol sentado foram extremamente enriquecedoras.
18.06.2016 – Os nossos atletas marcaram presença em mais uma competição de Orientação Adaptada, em Vila Nova de Gaia. Nesta competição, além de ser disputada a 5ª Etapa da Taça de Portugal foram também distinguidos os campeões nacionais, masculino e feminino. Obrigada a todos os atletas e a todas instituições/clubes pelo excelente trabalho.
21.06.2016: O Centro de Actividades Ocupacionais organizou a 7ª edição do Convívio das Famílias. Este evento é preparado pelos clientes e colaboradores do serviço e dirigido às famílias dos nossos jovens. O programa foi composto por um filme das actividades 2015/2016, por um Desfile de Marchas Populares e terminou com um Arraial (lanche/convívio entre todos).
{flike}