19Dia 07: Passeio a Miramar
Face ao agradável e soalheiro dia de inverno que se fazia sentir, resolvemos ir passear na alameda e parque, próximo à praia de miramar junto à capela do Senhor da Pedra. Antes de regressarmos a Espinho, fomos tomar café à esplanada onde tivemos oportunidade de continuar com as nossas conversas, partilhas de experiências e recordações.

Dia 14: Visita ao Presépio da Cavalinho, em S. Paio de Oleiros
A pedido dos clientes, voltou-se a ir novamente ao Presépio da Cavalinho. Quiseram ir ver exposto o presépio que se encontra no exterior pois, quando realizaram a 1ª visita (em novembro de 2014) ainda não estava concluído.
Voltaram a manifestar bastante agrado na visualização do espaço onde a arte, culto, fantasia e identidade se fundem num universo de cor, luz, som e movimento.

Dia 21: Passeio por Santa Maria da Feira – Festa da Fogaça
Foi com agrado que acompanhamos os clientes do SAD a Santa Maria da Feira. Iniciamos o passeio com uma visita pela capela hexagonal, mandada edificar em 1656. A referida capela veio substituir uma ermida muito antiga, entretanto demolida. Da antiga ermida transitaram para a atual capela um precioso núcleo de imagens de pedra de ançã. Visualizamos o castelo de Santa Maria da Feira que é um dos mais notáveis monumentos portugueses quanto à forma como espelha a diversidade de recursos defensivos utilizados entre os séc. XI e XVI e que o torna peça única da arquitetura militar portuguesa. Envolto pela capela/castelo contemplamos uma agradável paisagem repleta de vegetação e que oferece agradáveis espaços de convívio e de realização de merendas.
Antes do regresso a Espinho, não podíamos deixar de ir às tendas que vendiam o famoso pão doce, chamada fogaça. Tivemos oportunidade de nos ser explicado um pouco do surgimento da Festa da Fogaça - teve origem num voto ao mártir S. Sebastião, em 1505, altura em que a região foi assolada por um surto de peste que dizimou parte da população. Em troca de proteção, o povo prometeu ao santo a oferta de um pão doce chamado fogaça. A Festa das Fogaceiras é uma tradição secular que, em 2005, completou quinhentos anos, marcados pela devoção do povo das Terras de Santa Maria. É a mais emblemática festividade do concelho de Santa Maria da Feira. Finalizou-se a tarde de convívio com a degustação da saborosa fogaça.

Dia 28: Passeio pelo Centro Comercial Dolce Vita em Ovar
Como se considera que este espaço comercial que foi inaugurado em abril em 2007, oferece excelentes acessibilidades (não tem escadas rolantes), com a aceitação dos clientes, resolvemos ir visitá-lo. Foi uma boa oportunidade de realizar algum treino de mobilidade e acima de tudo estimular os diferentes sentidos e reforçar o convívio grupal.

Dia 30: Sessão de Informação e Sensibilização aos Cuidadores Informais de Pessoas com Alzheimer.
As áreas formativas “Adaptação do domicílio, estratégias e dicas de segurança” e “Posicionamentos, mobilidade e transferências” foram avaliadas como temáticas que careciam de informação/esclarecimento.
Esta sessão foi conduzida pelas técnicas que integram o projeto “Idosos & Companhia” do Centro Social de Paramos.
Os cuidadores foram sensibilizados para o facto de haver estratégias/formas de melhorar as condições de segurança no domicílio e fomentaram-se com reforço à visualização de um vídeo, algumas formas mais adequadas e favoráveis para a realização de posicionamentos e transferências com os seus familiares.
Esta sessão voltou novamente, a ser um grande reforço para a aquisição de conhecimentos e permitiu fornecer ferramentas mais adequadas ao nível do cuidar e ao nível das medidas de segurança.

premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário