• Contenção nos hábitos de saudação (beijos, abraços e aperto de mão) entre colaboradores, clientes, familiares e visitantes;
• Lavar as mãos com frequência e criar rotinas com os clientes de lavagem de mãos e de proteção (tosse e assoar);
• Interrupção por um período de um mês de atividades com clientes em atividades desportivas, culturais, religiosas e lúdicas que impliquem aglomerados de pessoas significativos;
• Evitar a deslocação às urgências e sempre que possível utilizar o SNS 24 – 800 24 24 24 ou o contato telefónico com médicos e serviços de saúde;
• Evitar ou adiar viagens pessoais (clientes e colaboradores) não essenciais;
• Manter, sempre que possível, a distância de pelo menos 1 metro em relação aos outros, para evitar a propagação do vírus;
• Evitar multidões ou grandes aglomerados de pessoas, nomeadamente nos transportes, compras e outros contextos;
• Se tossir ou espirrar, proteger a boca e o nariz com um lenço de papel de utilização única ou use o antebraço e não as mãos;
• Para se assoar, usar lenços de papel de utilização única e colocá-los, de imediato, no lixo;
• Enviar estas recomendações para as famílias dos clientes e solicitar a sua cooperação – sempre que um cliente apresente sintomas de febre, tosse e dificuldade respiratória deve ficar em casa e a família deve contatar o SNS 800 24 24 24, só vindo para os serviços em função da decisão da saúde 24;
• Os profissionais terão de cumprir, escrupulosamente, as medidas de controlo de infeção para prevenir a transmissão aos clientes e entre estes. Isto implica todos os cuidados de contato e lavagem das mãos bem como caso identifiquem sinais contatar o SNS 800 24 24 24 e atuar em função da informação deste serviço – isolamento ou regresso ao trabalho.
• Limitar o acesso de pessoas não essenciais ao serviço, nomeadamente trabalho comunitário, estagiários, principalmente no Lar;
• Restringir visitas de familiares ao Lar (orientações do Ministério da Saúde);
• Suspender a participação de clientes do Lar nas atividades do CAO e reforçar o plano de atividades a realizar no Lar durante p período de isolamento previsto de 1 mês;
• Implementar medidas de contenção no Lar, nomeadamente com clientes que trabalham, estudam ou estão em estágio, separando-os dos restantes nos períodos das refeições e nas salas de atividades, através da utilização do espaço da Residência Autónoma;

Consulte o "Plano de Contingência para o COVID 2019"

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