Participação na Atividade Retrato Social

30/03/2017

Cerci Voluntariado1Convite endereçado pelo Centro Social de Paramos, no âmbito do Projeto CLDS 3G “Espinho Vivo” – Eixo 3.

A Atividade decorreu entre os dias 30 e 31 de março de 2017, na Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva em Espinho.

Esta iniciativa teve como objetivo dar a conhecer o trabalho e as atividades de apoio à terceira idade desenvolvidas pelas instituições/associações do Concelho através da exposição de stands.

Paralelamente foram dinamizados 3 Workshop´s temáticos: Voluntariado; Exercício de Cidadania por parte dos Seniores e Envelhecimento Ativo.

Os técnicos do Centro Comunitário da Ponte de Anta e do CLDS (Contrato Local de Desenvolvimento Social de Espinho 3G foram convidados para fazerem uma breve reflexão num Workshop sobre “Voluntariado” após uma interessante apresentação do Banco Local de Voluntariado de Espinho que realizou uma notável reflexão sobre a importância do voluntariado no Concelho.

Relativamente às atividades do Centro Comunitário fez-se uma breve descrição das intervenções realizadas no âmbito do voluntariado: *Vidas em partilha: consiste na visita e acompanhamento a 28 idosos, permitindo auxiliar nas suas necessidades e encaminhar ou acompanhar situações de emergência. A atividade conta com a colaboração de 8 voluntárias, duas vezes por semana. É supervisionada pelas técnicas do Centro Comunitário. *Espaço de Convívio: a atividade é desenvolvida e dinamizada, semanalmente, por 3 voluntárias.O grupo é constituído por 16 adultos/idosos e funciona enquanto espaço de partilha de saberes e de convívio proporcionando um momento de descontração e de motivação para novas atividades. Periodicidade semanal. É supervisionada pelos técnicos do Centro Comunitário.

O técnico responsável pelo Centro Comunitário não quis deixar de mencionar que estas atividades só são possíveis graças ao envolvimento ativo das voluntárias. Concluiu a sua reflexão dizendo que existem diversas motivações inerentes ao papel de voluntário e que os benefícios são infindáveis.

Relativamente ao técnico do CLDS, fez uma abordagem relativamente à importância destas ações, face ao seu impacto inovador (Promoção da intergeracionalidade) referiu que irão replicar e promover um intercâmbio entre bairros de habitação social do concelho de Espinho.

A equipa do Serviço de Apoio Domiciliário (S.A.D.) foi convidada para a dinamização de um Workshop alusivo ao Envelhecimento Ativo. Num primeiro momento, a oradora Prof.ª Dr.ª Helena Monteiro presenteou-nos com os seus saberes relativamente a esta temática numa perspetiva mais teórica. Como forma de complementar esta apresentação, as técnicas do S.A.D. apostaram na dinamização de momentos de reflexão. Com o tempo limitado, só foi possível o exercício da dinâmica “A Teia”. Esta facilitou a partilha entre os vários participantes através da sua apresentação pessoal e dos seus contributos para o envelhecimento ativo. Foi um momento de reflexão pessoal e grupal, na qual compreendemos as ações desenvolvidas pelas várias entidades representadas e os seus benefícios para a população mais idosa do concelho de Espinho têm um grande impacto no envelhecimento saudável dos idosos. Quisemos concluir que o sucesso do nosso trabalho depende do trabalho feito em rede, realçando-se que sozinhos não conseguimos alcançar de forma eficaz os objetivos traçados.

No dia 31 de manhã, as voluntárias e clientes do Espaço de Convívio do Centro Comunitário dinamizaram um atelier de artes decorativas, com uma demonstração prática de peças em malha e divulgaram alguns artigos que durante os tempos estão a realizar no atelier.

Durante a tarde, alguns clientes do SAD tiverem oportunidade de participarem ativamente em atividades dinamizadas por algumas entidades do concelho: ginástica, música, “tricotar de histórias”, beneficiaram de exercícios de massagem e relaxamento e participaram num atelier de artes plásticas e reciclagem.


premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário