Cerci 13838067 317624341903312 187239397 oNo dia 26 de Julho de 2016, o Eixo 2 (Cerciespinho) do Contrato Local de Desenvolvimento Social do concelho de Espinho, conduziu a I Edição de Geocaching “Espinho Vivo”! Esta atividade inseriu-se, também, no programa da Associação de Desenvolvimento do Concelho de Espinho para o dia 26 de Julho: “5ª Feira de Artes e Saberes”.

O Geocaching teve lugar no coração da cidade e foi enquadrado na atividade nº 18 (Roteiro Associativo) do CLDS 3G. Este “roteiro” contribuiu para que crianças e jovens, de todos os complexos habitacionais, do concelho de Espinho, conhecessem e/ou voltassem a conhecer instituições e organizações municipais. De referir que, de facto, muitos já conheciam, todavia, crianças e jovens aumentaram o leque de conhecimento, uma vez que, tiveram oportunidade de o aprofundar um pouco mais.

O Geocaching é uma prática desportiva onde os intervenientes têm de descobrir “caixas”, que estão espalhadas, um pouco por todo o mundo. Neste caso, em Espinho, os nossos participantes tiveram oportunidade de procurar duas caixas. Não iremos revelar o local, uma vez que tiraria a piada ao jogo. ;) Para além de procurarem as caixas, tiveram de responder a questões relacionadas com a cidade.

Ao todo, participaram 9 equipas, o que se traduziu em 45 crianças e jovens. Em cada posto estiveram jovens adultos que, mais uma vez, e de uma forma voluntária, contribuíram para que esta atividade alcançasse os seus objetivos. Foram 10, os nossos “fantásticos” voluntários do Centro Comunitário da Ponte de Anta.

As equipas iniciaram o percurso no Largo da Câmara Municipal. De seguida, os participantes dirigiram-se para o Largo dos combatentes, onde tiraram fotografias junto aos Bombeiros e junto à igreja matriz. Estando no centro da cidade, os nossos jovens tiveram a oportunidade de passar pela junta de freguesia de Espinho, onde uma das provas passava por questionar os transeuntes sobre o nome do presidente da Junta da Freguesia. Importa salientar que, muito rapidamente, as equipas conseguiram obter a resposta acertada. Passaram ainda na antiga praça de touros e finalizaram a prova na Praça do Centro Multimeios de Espinho. Ao todo, estas crianças e jovens, “palmilharam” 2 Km, no centro da cidade.

Mais uma vez, não faltaram as águas, que são tão importantes para a realização de desportos! O prémio foi atribuído apenas a uma das equipas. “As corujas”, do Centro Comunitário de Silvalde, foram as grandes vencedoras. Parabéns às nossas corujas! Estas valentes desportistas conseguiram responder a todas as questões colocadas e conseguiram encontrar as “caixas”. Parabéns às equipas pelo fantástico desempenho e por termos conseguido, todos juntos, entrar, uma vez mais, no coração da nossa linda cidade!

Estamos, mais uma vez, de coração cheio pela adesão e pelo número de participantes. Conseguimos constituir um grupo formado por mais de 60 pessoas que embelezaram, ainda mais, este dia.

Mais atividades surgirão!

Um bem-haja a todos e contamos, sempre, consigo!


premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário