A semana aberta, a decorrer entre 25 de Maio a 5 de Junho, corresponde à primeira iniciativa das comemorações do 40º aniversário da Cerciespinho e integra uma exposição fotográfica retrospetiva, de 25 Maio a 5 Junho, no Multimeios, as atividades inclusivas a decorrer de 30 de Maio a 2 de Junho, nos 3 polos da Cerciespinho e o seminário “Percursos de Mudança”, a acontecer em 3 de Junho, no Multimeios.

A semana aberta visa implicar públicos diferentes nas múltiplas atividades da Cerciespinho fomentando a experimentação, a reflexão e compreensão das atividades mas principalmente das necessidades das pessoas para quem estas atividades se destinam. Retrata as pessoas e situações que caraterizam a nossa história, permite vivenciar as atividades que desenvolvemos presentemente e refletir sobre os modelos de intervenção. Pretendemos incluir alunos, pais, idosos, comunidade nos serviços que temos em funcionamento permitindo que estes públicos possam beneficiar de 40 anos de mudanças e inovações nos modelos de intervenção. A participação nas nossas atividades diárias aspira incluir o público em geral no universo de representações associado à deficiência e exclusão, incorporando a experiência e acedendo a uma realidade que a maioria não tem acesso nem compreende.

A semana aberta permitirá aos participantes conhecer a realidade da intervenção dirigida a Pessoas com Deficiência e Incapacidade e Pessoas em Situação de Exclusão Social, vendo e vivenciando por algumas horas as especificidades destes públicos mas igualmente as atividades e os resultados das mesmas. Pretendemos colocar os convidados no lugar dos nossos clientes, permitindo uma visão privilegiada relativamente ao que implica a deficiência e a exclusão.

No âmbito do Seminário “Percursos de Mudança”, pretendemos abordar quatro âmbitos da intervenção junto de pessoas com deficiência e em situação de acentuada exclusão social, nomeadamente o Educar, Habilitar, Capacitar e Cuidar. Estes âmbitos correspondem a finalidades de vários serviços quando consideramos as etapas do desenvolvimento das pessoas - crianças, jovens, adultos e idosos. Desta forma, desejamos destacar a interligação e continuidade das várias áreas dos serviços da Cerciespinho e de outras organizações proporcionando ao público deste seminário uma visão da intervenção integrada, contínua e global que estes públicos necessitam.

Ambicionámos, primordialmente, que as comunicações retratem o presente e auxiliem a intervenção no futuro, apontando para as mudanças nas metodologias e estratégias e no formato da intervenção. Desta forma, um evento que aparentemente remete para o passado, vai apontar para novos caminhos e potenciais mudanças na direção e objetivos dos serviços que atualmente educam, habilitam, capacitam e cuidam de pessoas com deficiência e incapacidade e em situação de acentuada exclusão social.

Semana aberta 800

premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário