eapn capa

A Cerciespinho associa-se à campanha “Discriminação é falta de educação”, promovida pela EAPN, para assinalar o Dia Internacional do Cigano, dia 8 de Abril. Entendemos que os preconceitos relativos a esta comunidade ainda são muito significativos e geradores de exclusão social pelo que as iniciativas de sensibilização do público são fundamentais. Temos serviços dirigidos às pessoas de etnia cigana pelo que sentimos maior responsabilidade na participação nestas iniciativas e principalmente na promoção de ações de inclusão escolar, laboral, cultural e social que reduzam a exclusão e promovam a Inclusão destes Cidadãos Portugueses!

A Campanha “Discriminação é Falta de Educação” promovida pela EAPN Portugal/Rede Europeia Anti Pobreza,  tem como objetivo desmistificar um plural – “os ciganos” – supostamente representativo de uma entidade coletiva apenas imaginária, e quase sempre negativa, que procura classificar um todo ignorando as partes. E, maioritariamente, responsável pela manutenção de preconceitos negativos que alimentam a discriminação social e as suas maléficas consequências.

Esta Campanha dá-nos a conhecer os muitos singulares do plural “ciganos”, procurando sensibilizar os cidadãos para o combate à discriminação. Um combate centrado no questionamento de estereótipos que nos interpele a todos para conhecer antes de discriminar negativamente e, assim, desconstruir mitos num esforço coletivo de co-responsabilidade – para a indispensável convivência de todas as diferenças.

Sabemos que prevalecem na sociedade portuguesa discursos que legitimam o desenvolvimento de atitudes de discriminação face a estas comunidades, talvez o maior entrave à sua inclusão. Para a EAPN Portugal, o combate à discriminação passa necessariamente por uma intervenção que promova a informação e o conhecimento dos cidadãos sobre estas comunidades, pois a sua ausência contribui, consequentemente, para o desenvolvimento e o agravamento de estereótipos e preconceitos. Neste sentido, o nosso objetivo é continuar a apostar em ações de sensibilização direcionadas para a sociedade em geral no sentido de promover o desenvolvimento de uma cultura de participação e de solidariedade de forma a reconhecer e a compreender estes cidadãos, assim como as suas necessidades e especificidades culturais. Este trabalho de sensibilização e de informação é fundamental para a coesão social e a promoção da dignidade de todos os seres humanos, ultrapassando também o sentimento de desconfiança e de receio que existe por parte dos vários cidadãos.

CARTAZES DA CAMPANHA


 

VEJA O FILME


 

premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário