capa
A Cerciespinho realiza, desde 2011, as Janeiras, atividade duplamente de cariz religioso, de anúncio do nascimento de Jesus e desejo de Feliz Ano Novo mas igualmente de sensibilização do público em geral para os direitos das pessoas com deficiência intelectual. O “menino Jesus” anunciado carrega a deficiência dos nossos clientes, insinuando também as suas capacidades, competências e direitos, nomeadamente de participação na vida pública e apresentação de eventos culturais tradicionais.

O grupo de jovens e adultos que torna efetiva a atividade das Janeiras pertence ao Rancho “Alegria”. Ensaiam semanalmente, apoiados pelas monitoras e técnicas, que com muito empenho, dedicação e visão, vão tornando cada vez mais normal e habitual a sua presença nas ruas da cidade, nos estabelecimentos privados e públicos, assegurando o acesso dos nossos clientes aos contextos e atividades que todos os cidadãos beneficiam.

A comunidade de Espinho é cada vez mais inclusiva, reconhecendo a cidadania das pessoas com deficiência e valorizando a participação destes jovens e adultos neste evento das Janeiras. Paralelamente ao reconhecimento e valorização pessoal das pessoas com deficiência, a comunidade apoia também financeiramente a Cerciespinho, permitindo angariar perto de 1.000€ que beneficiam os grupos artísticos – Rancho, Grupo de Bombos e Grupo de Dança “Sorrisos”- mas também outras atividades ou necessidades de equipamentos e materiais.

As Janeiras de 2015, incluem já uma participação na Igreja de Anta e 15 atuações na Cidade de Espinho e carregam uma mensagem muito significativa – as pessoas com deficiência, a Cerciespinho e a Comunidade de Espinho estão a construir um mundo mais inclusivo, participado e igualitário. E neste processo é dada a proeminência às pessoas com deficiência, que através das “Janeiras”, anunciam ao mundo a sua participação na vida da comunidade e direitos constitucionais e recebem de volta reconhecimento e inclusão!

premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário