As iniciativas no Mundialito e da Real Orquestra da grande malha ortogonal de Espinho, que decorreram nos dias 25 e 26 de Julho, em Espinho, contaram com o envolvimento e implicação de jovens e adultos com deficiência intelectual, da Cerciespinho. Nestes dois eventos foi palpável o conceito de inclusão social. No Mundialito foi realizada uma atividade com os jogadores da seleção Portuguesa, na 6ª feira, das 15.45 às 16.30. Esta atividade, organizada pela Fundação espanhola do futebol e pela Câmara Municipal de Espinho, traduziu-se num treino com aquecimento, troca de bola, marcação de penaltis e um jogo entre 2 equipas, cada uma constituída por clientes da Cerciespinho e jogadores da seleção.

2A iniciativa é de ressaltar porque demonstrou não só a atenção à necessidade de dar visibilidade e promover os direitos das pessoas com deficiência mas particularmente pela forma calorosa, verdadeiramente interessada e respeitadora que os nossos jovens foram recebidos quer pela organização quer pelos jogadores, que demonstraram uma efetiva atitude inclusiva e de aceitação da diferença. Elogiamos a postura de todos os envolvidos que permitiram momentos de verdadeira felicidade e vitória aos nossos clientes, sentimentos que nem sempre estão associados às suas atividades em contextos fora da organização.

A participação na Real Orquestra da grande malha ortogonal de Espinho foi outro evento verdadeiramente inclusivo em que o grupo de pessoas com deficiência e colaboradores da organização sentiram uma verdadeira igualdade no acolhimento e uma autêntica valorização dos saberes de cada pessoa.

Os dois eventos representam uma mudança nas mentalidades, pela integração de pessoas com deficiência em atividades, valorizando o seu contributo, envolvendo-as, implicando-as, criando o sentimento positivo de pertença e atuando sobre a perceção da diferença, reduzida quase à invisibilidade.

Esta mudança, sentida e vivenciada, é possível porque a Cerciespinho investiu anos de apresentação pública do trabalho realizado pelos seus clientes. Acresce a cada vez maior inclusão dos nossos clientes em iniciativas públicas organizadas pela Câmara Municipal de Espinho e por outras entidades, que reconhecem o valor do contributo das pessoas com deficiência e a importância de lhes facultar momentos de integração em eventos culturais, desportivos, sociais e económicos. Por último, a inegável mudança no relacionamento e perceção das pessoas relativamente à deficiência, constatando-se uma alteração da posição assistencialista - fazer por eles, para a atitude de inclusão – fazer com eles!

E assim se constrói um mundo melhor!

 

premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário