Principais Resultados da intervenção da Cerciespinho em 2013

 

cerci003A intervenção em 2013, concretizou a missão da Cerciespinho, através dos 2.255 clientes integrados nos 6 departamentos e 7 serviços. Assim, beneficiaram de um ou mais serviço 250 pessoas com deficiência ou incapacidades, 49 idosos e 1964 pessoas em situação de exclusão social, apresentando uma taxa de satisfação de 92.6%. Acresce que, 11.093 pessoas integraram as 240 ações sociais, culturais e técnicas realizadas. Representando um trabalho estruturado de apoios à comunidade, divulgação e sensibilização do público em geral, empresas, IPSS e entidades públicas.

 

A intervenção com todas estas pessoas foi planificada, monitorizada e avaliada através de 261 reuniões internas e 269 reuniões externas assegurando a participação de 80 colaboradores e 182 parceiros nos serviços, que proporcionaram contributos ao nível das instalações, atividades, formação, inclusão social, saúde, emprego, estágios, angariação de fundos…

 

Ao nível da intervenção com cada cliente atingiram-se 92,9% dos objetivos individuais e concretizaram-se 89,1% das atividades previstas. A individualização do Plano de Desenvolvimento Individual, associada à diversidade de oferta de serviços e à participação dos clientes e familiares na construção, implementação e revisão do seu plano de desenvolvimento individual permite ganhos significativos ao nível da autodeterminação e empowerment dos clientes, dado que participam e constroem a vida da organização de uma forma ativa. As conquistas são patentes na frequência e apropriação das atividades, nas escolhas de participarem ou não, nas vitórias celebradas entusiasticamente com os resultados obtidos nas atividades e na contínua surpresa com a revelação de competências e capacidades. Pese embora o carácter individual e subjetivo, os sorrisos de vitória de uma medalha desportiva, a exultação do êxito uma atuação cultural, a felicidade de explicar o que se sabe e se aprendeu, o orgulho e sentimento positivo associado à frequência da Cerciespinho e o sentimento de verdadeiro afeto demonstrado por muitos colaboradores são evidências constatáveis, por todos aqueles que trabalham e visitam a organização.

Foram, ainda, realizadas 313 Atividades transversais de Inclusão e apoiadas 45 entidades. Estas ações e pessoas envolvidas permitiram a sensibilização do público em geral, o dar a conhecer a intervenção realizada bem como as capacidades e competências dos nossos clientes, promovendo a imagem e reduzindo os preconceitos e ao mesmo tempo assegurando a inclusão dos nossos clientes nos diferentes contextos sociais.

 

A renovação da Certificação da Qualidade da Gestão e dos Serviços, ao abrigo do referencial EQUASS Assurance, da Cerciespinho e dos 6 departamentos, contribui para a prossecução da visão, nomeadamente, sermos reconhecidos como uma entidade com serviços integrados, globais e de qualidade.

No âmbito da sustentabilidade e do desenvolvimento da organização salientamos que o orçamento em 2013 foi de 1.754.013,44€ e tivemos um resultado positivo de 862,51€, complementado pelas 25 iniciativas de angariação de fundos e 19 pedidos de apoios que proporcionaram financiamento adicional bem como recursos humanos e materiais que representam poupanças relevantes para a organização.

 

Implementamos Serviços para 250 pessoas com deficiência

  • Centro de Recursos para a Inclusão – 48*
  • Formação Profissional para pessoas com deficiência – 121*
  • Atividades Ocupacionais – 88*
  • Serviços Residenciais – 42*
  • Oficinas de Produção – 11
  • *Alguns clientes são comuns a vários serviços


Implementamos Serviços para 49 idosos

  • Apoio Domiciliário - 49


Implementados serviços para 1964 pessoas em situação de exclusão social

  • Intervenção comunitária - 1000
  • Intervenção dirigida à etnia cigana - 242
  • Banco de Recursos e Alimentos – 576+30
  • Banco de Ajudas Técnicas - 116

Implementamos 240 ações para o público em geral

  • Ações de sensibilização - 11093
  • Serviços de Produção e formação - 7


2255 Clientes diretos com uma taxa de satisfação média de 92,6%

  • 250 Pessoas com deficiência,
  • 49 Idosos
  •  1964 Pessoas em situação de exclusão social –
  • 1000 Habitantes do Bairro da Ponte de Anta
  • 242 Pessoas de etnia cigana
  • 576+30 Pessoas apoiadas através do Banco de Recursos e Alimentos
  • 116 Apoiadas pelo Banco de Ajudas Técnicas


11093 Indiretos – 240 ações de sensibilização
80 Colaboradores internos e 35 externos, com uma taxa de satisfação de 73%
128 Parceiros colaboraram nas atividades desenvolvidas
40 Pessoas realizaram estágios, voluntariado e trabalho a favor da comunidade na Cerciespinho
Foi renovada a Certificação da Qualidade dos Serviços e da Gestão ao abrigo do referencial EQUASS Assurance
O orçamento em 2013 foi de 1.754.013,44€ e tivemos um resultado positivo de 862,51€
11093 Indiretos – 240 ações de sensibilização


 

Tipo de Ações

N.º e Modalidades

N.º Pessoas envolvidas

68 Ações sociais

 

9202 pessoas envolvidas

 

40 Campanhas

9003 Pessoas

5 Apoios a Entidades

117 Pessoas

1 Homenagem

1 Pessoas

21 Visitas guiadas

74 Pessoas

1 Visitas de entidades oficiais

7 Pessoas

32 Ações culturais

1353 pessoas envolvidas

8 Espetáculos

1003 Pessoas

4 Exposições

155 Pessoas

20 Atuações dos grupos artísticos

195 Pessoas

140 Ações Técnicas

 

538 pessoas envolvidas

 

2 Elaboração de documentos técnicos

38 Pessoas

49 Participação em reuniões

76 Pessoas

2 Atividades desportivas

109 Pessoas

6 Palestras e seminários

16 Pessoas

2 Comunicações, publicações

2 Pessoas

12 Participação em estudos

46 Pessoas

25 Estágios curriculares e profissionais

32 Pessoas

Voluntariado

8 Pessoas

1 Trabalho a favor da comunidade

14 Pessoas

9 Auditorias; Visitas de Acompanhamento

87 Pessoas

31 Reuniões

110 Pessoas

 

premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário