CapturarEm 2014, a European Network on Independent Living (ENIL) celebrou 25 anos de existência. Para comemorar este evento e o seu crescimento, o Conselho do ENIL decidiu declarar o dia 5 de maio como o Dia Europeu da Vida Independente. Desde então, neste dia surgem várias iniciativas com o objetivo de celebrar a inclusão, os direitos humanos e  a igualdade de oportunidades para todos/as os/as cidadãos/ãs europeus/eias, sem constrangimentos de qualquer espécie.

Este dia é assim um marco importante que pretende essencialmente divulgar o que tem sido feito a nível europeu pela defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Desta forma, é importante destacarmos a implementação do Modelo de Apoio à Vida Independente (MAVI) que representa uma mudança de paradigma nas políticas públicas de inclusão das pessoas com deficiência, procurando inverter a tendência da institucionalização e da dependência familiar.

Das inúmeras e importantes iniciativas que surgiram em Portugal, realçamos a estreia do documentário intitulado "Deficiência e Vida Independente em Portugal: lugares, corpos e lutas", que surgiu no âmbito do Projeto "DECIDE - Deficiência e autodeterminação: o desafio da "vida independente" em Portugal" desenvolvido pelo Centro de Ciência Sociais da Universidade de Coimbra e o Centro de Vida Independente. Assistam. 

A Equipa do CAVI Horizontes

premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário