Cerci IMG 20200901 142852No decorrer dos meses de julho e agosto de 2020 a equipa técnica do projeto U.M.A.C. deu início à intervenção em domicílio junto do primeiro grupo de beneficiários.

Nesse sentido, após uma fase inicial de avaliação diagnóstica que abrangeu diversas áreas de especialidades, deu-se início a uma intervenção semanal em contexto domiciliário, junto do idoso ou do cuidador informal. Cada beneficiário usufruiu de uma intervenção ajustada às suas necessidades e expetativas, numa média aproximada de cinco sessões.

No gráfico apresentado de seguida foram contabilizados o número de idosos e de cuidadores informais, constituintes do primeiro grupo, que beneficiaram de cada tipo de intervenção.

Capturar

Aquando do término da intervenção foi novamente realizada uma avaliação, com recurso aos mesmos instrumentos utilizados inicialmente, como forma de obtenção de termo comparativo.

Em geral, os resultados evidenciaram que os beneficiários apresentam melhorias cognitivas, diminuição do índice depressivo, maior autonomia, maior bem-estar físico e psicológico e melhor qualidade de vida.

Com vista a prolongar a intervenção realizada presencialmente no domicílio dos beneficiários têm sido facultadas estratégias e manuais de estimulação cognitiva no fim de cada intervenção, assim como, sempre que necessário e possível, dar continuidade ao período de intervenção com o beneficiário, através de alternância de técnicos.

Cerci IMG 20200901 142852

 

premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário