SAAS

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Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social

“No Atendimento de Primeira Linha dão se os primeiros passos para o Apoio e
Acompanhamento Social”

Apresentação

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), era uma resposta integrada no Centro Comunitário da Ponte de Anta desde 1997 com a denominação de Gabinete de Atendimento Integrado, gerido e financiado pela Segurança Social.

Com a transferência de competências para o Município de Espinho em abril de 2023, conforme estabelecido no Decreto-Lei n.º 55/2020, concretizado na assinatura do PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE O MUNICÍPIO DE ESPINHO E A “CERCIESPINHO, C.R.L.” PARA CONTRATUALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO DA COMPETÊNCIA PARA ASSEGURAR O SERVIÇO DE ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO SOCIAL (SAAS), passou a ser gerido pelo município com a responsabilidade pela gestão e execução deste serviço.

Finalidade

O SAAS é um serviço que assegura o atendimento de primeira linha, personalizado e o
acompanhamento social de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão
social, tendo em vista a prevenção e a resolução de problemas sociais.
Inclui o acompanhamento do percurso de Inserção de beneficiários de Rendimento Social
de Inserção e de situações de Emergência Social, contribuindo para a promoção da
capacitação, da cidadania ativa e da qualidade de vida da população.

A quem se destina

O SAAS está localizado no seio do Bairro da Ponte de Anta, privilegiando a proximidade
dos serviços sociais aos cidadãos. Esta resposta destina-se á população com domicílio fiscal
no Conjunto Habitacional da Ponte de Anta e área geográfica envolvente.

Serviços e Áreas de Intervenção

• Informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais, adequadas às necessidades individuais;
• Apoiar em situações de vulnerabilidade social e de comprovada carência económica;
• Prevenir situações de pobreza e de exclusão social;
• Contribuir para a aquisição e ou fortalecimento de competências das pessoas e famílias, promovendo a sua autonomia e fortalecendo as redes de suporte familiar e social;
• Assegurar o acompanhamento social do percurso de inserção social;
• Contratualização para a inserção como instrumento mobilizador da corresponsabilização
dos diferentes intervenientes;
• Celebrar contratos de Inserção e Contratos de Acompanhamento Social com vista á
inserção laboral social e comunitária
• Mobilizar os recursos da comunidade adequados à progressiva autonomia pessoal, social e
profissional.

Informações Úteis

Morada e Contactos
Horário

Período de funcionamento

9:00 ás 13:00
14:30 ás 17:30

Horário de Atendimento

3º e 5º feiras das 9:30 ás 12:30 - 14:30 ás 17:00
Consoante agendamento prévio

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    A Cooperativa de Educação e Reabilitação do Cidadão Inadaptado, CRL, é uma cooperativa de solidariedade social, sem fins lucrativos e de utilidade pública. Foi constituída em Julho de 1976 por um grupo de cidadãos do Concelho de Espinho, membros de uma Associação de Pais, preocupados com a inexistência de respostas dirigidas à população com deficiência mental.

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