Mês da Educação - Notícia IPI

Estratégias para adaptação das crianças ao contexto escolar

O adulto deverá demonstrar segurança, confiança e tranquilidade à criança;

Estimular a curiosidade da criança, falar na escola com positividade, com entusiasmo e explicar que terá brincadeiras divertidas;

Fazer o trajeto de casa até a escola e vice-versa algumas vezes e se possível fazer visita à
mesma antes do início;

Faça as mudanças necessárias na rotina de forma gradual; O ideal, se for possível aos pais, é começar por deixar a criança na escola apenas uma parte do dia nos primeiros dias;

Crie um ritual e deixe que a criança leve um pouco de casa para a escola. Pode ser um pequeno objeto, uma foto que ele goste ou pode fazer um desenho na sua mão, por exemplo, para a criança olhar para ele quando sentir a sua falta e se sentir mais seguro;

Fazer perceber que os pais/familiares vão regressar para o ir buscar, que a separação é
temporária;

As despedidas devem ser carinhosas mas breves;

Dar tempo para abraços e para a criança expressar o que sente após a saída da escola;

Fazer algo especial após a saída da escola;

Converse com a criança sobre o que aconteceu na escola e escute com atenção;

Seja compreensivo com mudanças de comportamento, é preciso estar atento aos detalhes para ajudar a sua criança da melhor forma possível.

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    A Cooperativa de Educação e Reabilitação do Cidadão Inadaptado, CRL, é uma cooperativa de solidariedade social, sem fins lucrativos e de utilidade pública. Foi constituída em Julho de 1976 por um grupo de cidadãos do Concelho de Espinho, membros de uma Associação de Pais, preocupados com a inexistência de respostas dirigidas à população com deficiência mental.

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