“Saúde Mental”

No dia 18 de junho na Biblioteca Marmelo e Silva em Espinho, reunimos novamente pelas 15 horas para abordar uma temática sensível e de especial interesse: Saúde Mental. Numa vertente direcionada para o idoso, contamos com as ilustres presenças de: Dra. Diana Mota (psiquiatra no CHVNG/E), Dra. Isabel Saraiva (coordenadora UCSP Espinho), Dra. Sofia Rito (técnica de serviço social do CHVNG/E), Enf. Marília Capela (enfermeira UCSP Espinho), Dra. Maria Edite Rio (neurologista), Dra. Rosa Couto (Diretora Geral da Cerciespinho).

As palestrantes de forma bastante dinâmica e acessível transmitiram algumas orientações que queremos salientar:

- O envelhecimento é comum a todas as faixas etárias, pois a partir do momento que nascemos começamos a desenhar o nosso futuro;

- Devemos começar hoje a preparar o nosso futuro, optando por estilos de vida saudáveis;

- O exercício físico, a alimentação saudável, o sono reparador, um quadro geral de boa saúde e laços sociais ricos e atividades que permitam a interação são aliados fundamentais da Saúde Mental;

- Pensar no presente, esquecer o passado e deixar o futuro acontecer;

- 20% da população portuguesa sobre de algum distúrbio de foro psiquiátrico (equivale a dois milhões de pessoas);

- A depressão e as demências são as perturbações mais comuns na terceira idade.

 Nesta sessão estiveram presentes 45 pessoas. Como forma de avaliação da satisfação responderam a um questionário 31 participantes que revelaram um grau de satisfação de 95%, considerando esta palestra como “a melhor de sempre” (sic).

Gostaríamos igualmente de agradecer a disponibilidade e amabilidade de todas as oradoras presentes que transmitiram a informação de forma clara e positiva. Também demonstramos o nosso agrado para com a plateia que, gentilmente e com curiosidade, mostraram ser excelentes ouvintes. 

Queremos relembrar ainda que a próxima sessão realizar-se-á no próximo dia 16 de julho com a temática Ética nos Cuidados pelas 15 horas na Biblioteca Municipal de Espinho.

Cerci IMG 7703



premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário