Cerci IMG 20190226 154534No dia 26 de fevereiro de 2019 realizou-se o I Encontro das Jornadas “Envelhecer +” na Biblioteca Municipal de Espinho. Nesta sessão a temática abordada foi “Estimular a Memória” e contamos com a equipa técnica para explorar e dinamizar este assunto. Desta forma a Dr.ª Sara Oliveira iniciou a sua apresentação com uma breve explicação do conceito, mencionou as alterações normativas da memória no processo de envelhecimento e abordou ainda algumas estratégias para combater a perda desta capacidade cognitiva. Seguidamente e numa abordagem mais prática o terapeuta ocupacional Fábio Costa realizou algumas dinâmicas com a plateia nomeadamente exercícios relacionados com a memória imediata. Contamos ainda com o contributo da Dr.ª Helena Magalhães que facilitou dicas e estratégias para nos mantermos ativos e estimularmos a nossa memória no dia-a-dia, através de jogos, atividades de lazer, inserção em grupos sociais e atividades recreativas.


Neste encontro contamos com a presença de 29 participantes e com o intuito de perceber a importância e a qualidade desta intervenção solicitamos o preenchimento de um breve inquérito ao qual 22 participantes responderam.


Os resultados indicam um grau de satisfação geral de 96% (gráfico 1) demonstrando que estas ações são de extrema importância para a comunidade. Comprovamos a satisfação da plateia quanto ao exposto tendo todos os objetivos sido atingidos. Desta forma, concluímos que foi um momento de partilha de conhecimentos e estratégias fundamentais para nos mantermos ativos e retardar o efeito da perda da memória no processo de envelhecimento.


É fundamental que ao longo da vida adotemos comportamentos e rotinas sadias pois só assim vamos conseguir envelhecer de forma mais saudável e ativa.
graficosad

Cerci IMG 20190226 151412



premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário