O Centro de Atividades Ocupacionais da Cerciespinho organizou e participou num conjunto de iniciativas que decorreram entre o dia 3 a 5 de Dezembro, no âmbito do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência e comemora-se anualmente a 3 de dezembro.

Esta data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.

O programa de celebração consistiu nas seguintes atividades:

Dia 3 de Dezembro: Com o apoio da Câmara Municipal de Espinho, foi possível promover uma manhã bastante animada a um grupo alargado de clientes do CAO. Estes jovens e adultos tiveram a oportunidade de usufruir de uma pista de patinagem e de um carrocel, instalados junto ao Centro Multimeios, no âmbito do evento “Espinho Cidade Encantada”, onde fomos simpaticamente recebidos pelo presidente Pinto Moreira, pela vereadora Lurdes Ganicho e outros colaboradores da autarquia.

Simultaneamente a este momento, os restantes clientes do serviço elaboraram uma atividade de forma alargada, com carácter expressivo. A finalidade desta atividade prende-se com a elaboração de um quadro representativo da data 3 de Dezembro.

Na tarde desta 2ªfeira, um grupo de clientes sob a orientação da técnica Dina Silva, que compõem o grupo de autorrepresentantes – Voz Ativa do serviço, dinamizou uma sessão de sensibilização sobre a promoção dos direitos das pessoas com deficiência, direcionada para os seus colegas e colaboradores da resposta. Posteriormente os clientes tiveram oportunidade de visualizar pequenos filmes selecionados por monitoras do serviço, que demonstram a motivação e as competências das pessoas com deficiência.

Dia 4 de Dezembro: O serviço recebeu a visita de 19 crianças, entre os 5 e os 6 anos da turma da pré-escolar do Centro Social de Paramos. Para além da visita, os clientes do serviço sob a orientação da monitora Susana Gonçalves, organizaram e dinamizaram uma atividade de expressão plástica com estes pequenos amigos, da qual resultou um trabalho individual. Cada criança teve a oportunidade de levar para casa uma pequena lembrança elaborada por si própria, representativa da importância do respeito pela diferença.

Dia 5 de Dezembro: Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida organizou nesta quarta-feira, uma Caminhada para assinalar o dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Atendendo que se trata de uma causa tão importante para o público-alvo da Cerciespinho, o serviço fez questão em participar com um grupo de jovens. A caminhada iniciou no estabelecimento do referido agrupamento e teve como ponto de chegada, o Largo da Câmara Municipal.

Conscientes da importância destas experiências, para os nossos clientes e para as restantes pessoas envolvidas, o nosso agradecimento sincero à Camara Municipal de Espinho, ao Centro Social de Paramos e ao Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida.

Cerci Cerci 20181205 104548

 



premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário