Encontro de Cuidadores Informais

A 20 de setembro, resolvemos presentear os cuidadores que nos últimos 4 anos, integraram os Programas Psicoeducativos destinado a cuidadores de pessoas com alzheimer/dependência.

O porquê destes Programas e/ou Encontros?

Porque quando nos deparamos com a dependência de alguém significativo, um misto de emoções surgem de forma galopante! E agora? Serei capaz de cuidar? Como vou conseguir gerir as minhas responsabilidades?

Sem mediadores, a sobrecarga e o desgaste físico e psicológico intensificam-se podendo provocar diversas condicionantes. Sabemos e acreditamos que estes heróis necessitam de suporte efetivo e de criação de vínculos e de redes de apoio, que os ajudem a percecionar o seu papel de forma mais positiva e acima de tudo, de sentirem que não estão sozinhos pois existem pessoas que partilham das mesmas vivências e sofrimentos.

É importante salientar que findo os primeiros Programas Psicoeducativos para cuidadores de pessoas com alzheimer e cientes da importância das relações estabelecidas, foi criado um Grupo de Ajuda Mútua (GAM) que até hoje mantém uma forte rede de suporte e de partilha. Neste seguimento, um dos cuidadores propôs a realização de testemunhos das vivências e partilha de estratégias de intervenção. Com o amadurecer da ideia, criou-se o Livro “Viver com Alzheimer” que relata o dia-a-dia dos cuidadores. Com histórias verídicas e cheias de emoção, somos transportados para esta difícil realidade que é cuidar de um familiar. Apesar das dificuldades que esta tarefa nos impõe, este livro também transmite uma mensagem de esperança e alento para quem atravessa momentos delicados.

Ao longo do Encontro, orientado pela equipa técnica, realizamos dinâmicas de alongamento, relaxamento, de reflexão quanto ao impacto do programa, importância do seu papel no grupo e a utilidade do alargamento das redes de contacto. Quisemos consciencializar os cuidadores que não estão sós neste processo de cuidar e todos temos algo que nos liga.

Finalizamos o nosso encontro com a oferta do livro “Viver com o Alzheimer” como forma de gratidão e evidência da importância de se partilhar o papel crucial do enquanto cuidador.

Agradecemos todos os momentos partilhados e emoções sentidas. Enriqueceram-nos enquanto seres humanos. São uma grande evidência de que é possível Cuidar com Amor! Bem-hajam! Até breve!

Testemunhos:

- O que levo e o que trago dos Encontros -

“ Conhecimento”

“Partilha”

“Motivação”

“Não estou só”

“Amizades”

“Esperança”

“Afetos”

Cerci IMG 20180920 145131



 

premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário