Cerci IMG 20180913 155134No passado dia 13 de setembro recebemos na Biblioteca Municipal de Espinho cerca de 30 cuidadores para mais um Encontro das Jornadas do Cuidador 2018. Este V Encontro teve como principal objetivo abordar a importância da promoção do bem-estar emocional do cuidador e do seu dependente. E para tal, contamos com a presença do Psicólogo Bruno Russo do Centro Social Santa Joana em Aveiro e da Psicóloga Sara Oliveira da Cerciespinho.

De forma bastante dinâmica e em contacto constante com o público presente, todos refletiram sobre as questões básicas do bem-estar emocional. Nomeadamente, do seu impacto nos cuidados e nas estratégias de promoção do mesmo. Os oradores além de apresentarem a literatura mais recente abriram espaço para a partilha de experiências e através da exposição visual de conteúdos facilitaram a compreensão da temática abordada.

No final da sessão, os cuidadores presentes saíram sensibilizados para a importância do bem-estar emocional, do autocuidado, da valorização pessoal… Concluímos que “só podemos cuidar bem, se estivermos bem”.

Para avaliar o impacto da sessão, aplicamos um pequeno questionário em que os resultados obtidos revelaram um grau geral de satisfação de 93% e relativamente às outras questões, passamos a exemplificar os resultados através do seguinte gráfico:

grafico

A Equipa do Projeto Capacitar Mais agradece a presença e o contributo de todos os que tornam estes encontros mais enriquecedores.



premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário