No passado dia 28 de junho pelas 15 horas, decorreu na Biblioteca Municipal José Marcelo Silva, o III Encontro das Jornadas do Cuidador organizado pela Cerciespinho no âmbito do Projeto Capacitar Mais.

“Bem-estar físico do cuidador e do recetor de cuidados” foi o tema abordado nesta sessão. Como convidados, tivemos a enfermeira Selena Rocha da UCC de Arcozelo/Espinho, José Tiago Couto, Animador Sociocultural da Associação Mutualista São Francisco de Assis de Anta, 2 colaboradoras do Serviço de Apoio Domiciliário da Cerciespinho, Isabel Feiteira e Liliana Menezes e como moderador o Terapeuta Ocupacional Fábio Costa. O objetivos dos nossos convidados foi esclarecer conceitos, promover a reflexão e fornecer estratégias para promover o bem-estar tanto do cuidador como do seu dependente.

A enfermeira Selena deu início a este encontro, fazendo uma breve apresentação do Espaço ao Cuidador que decorre nas instalações da UCC de Arcozelo; acabou a sua apresentação com um poema de reflexão e um exercício de relaxamento dirigido aos cuidadores.

De seguida, palestrou o animador sociocultural José Tiago Couto. Ele forneceu diversos exemplos práticos de exercícios e atividades para o cuidador e para o recetor de cuidados, salientou a importância do cuidador cuidar de si como base para cuidar mais e melhor do recetor do seu cuidados, bem como ter um equilíbrio entre as necessidades pessoais e o papel de cuidador, não sacrificando desta forma as atividades que lhe são prazerosas. Para o recetor de cuidados referiu que as atividades/ exercícios devem reforçar a autoestima do idoso, manter a pessoa ocupada, relaxada, ajudar a manter as competências e os saberes, compensar o que as pessoas já não conseguem fazer, entre outras.

Finalizamos a sessão com as colaboradoras do Serviço de Apoio Domiciliário da Cerciespinho. Elas deram o testemunho do seu dia-a-dia, bem como forneceram algumas dicas para posicionamentos corretos, como realizar transferências e higiene, bem como alterações ao espaço físico para prevenção de quedas.

“Cuide melhor de si mesmo,
assim estará mais apto
para cuidar dos seus semelhantes”
(Carlos Wizard Martins)

Este verso transmite a grande conclusão/ mensagem desta sessão “Cuide de Si para poder Cuidar bem!”

Um bem-haja a todos os que despenderam um pouco do seu tempo e que tornaram este encontro ainda mais especial!

Cerci IMG 4780



premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário