Uma manhã no Museu!

Aproveitando a aproximação do dia dos namorados, dia tão apreciado pelos/as clientes do Centro de Formação Profissional da Cerciespinho, o grupo de tapeçaria realizou uma visita ao Museu Santa Maria de Lamas, que é popularmente apelidado de “Museu da Cortiça”.

 

A manhã iniciou com uma visita sensorial às 16 salas do Museu e à exposição permanente, durante a qual os/as formandos/as conheceram sons, texturas, cores e “cheiros” que caracterizam o Museu e todo o seu espólio. Assim, cada um conheceu as coleções de Arta Sacra, de Medalhística, do Papel-Moeda, da Iconografia do fundador Henrique Alves Amorim, das Esculturas em gesso de finais do século XIX e início do século XX, da Etnografia, das Ciências naturais e, por fim, da coleção de homenagem do fundador à Indústria de Transformação da Cortiça, atividade económica que lhe deu todo o poder e hegemonia para a aquisição de elementos para esta sua coleção e para o financiamento total deste espaço desde a construção à sua manutenção. No final da visita à exposição, partilhamos também os nossos conhecimentos de tapeçaria com a colaboradora do Museu que tão gentilmente guiou e orientou a nossa visita. Orgulhosamente foi-lhe explicado pelos/as nossos/as formandos como se faz um tapete e convidamo-la a praticar um pouco connosco.

 

De seguida, os/as nossos/as clientes foram desafiados/as a participar na atividade promovida pela Oficina de Expressão Plástica do Museu - “Para a nossa amizade nunca esquecer, no Museu, um lenço dos namorados vamos fazer!”, atividade esta dedicada exclusivamente ao Dia dos Namorados e que consistiu na criação de um lenço dos namorados. Todos/as tiveram a oportunidade de descobrir a origem/simbologia dos lenços dos namorados e de criar um lenço personalizado, recorrendo a diferentes técnicas e a diferentes materiais, tais como a cortiça, o aglomerado de cortiça e a colagem.

 

No final deste manhã tão diferente, o fascínio pelas descobertas feitas e a alegria pelo trabalho desenvolvido era evidente no rosto dos/as nossos/as formandos/as!

Cerci IMG 0214


premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário