MASCAL é a abreviatura do termo anglo-saxónico Mass Casualty e refere-se a uma ocorrência em que o número de vítimas excede a capacidade de resposta local.

Foi precisamente este tipo de cenários que ao longo de três dias foram recriados neste exercício.

Participaram mais de 20 entidades e 180 operacionais, nomeadamente o Serviço Municipal de Proteção Civil, o Corpo de Bombeiros do Concelho de Espinho, 12 Corpos de Bombeiros dos Distritos de Aveiro e Porto, Polícia de Segurança Pública, Polícia Marítima, Cruz Vermelha Portuguesa, Autoridade Marítima Nacional, Instituto de Socorros a Náufragos, Força Aérea Portuguesa, Associação Portuguesa de Busca e Salvamento, HP Drones, entre outras.

Contou ainda com a participação 36 médicos e enfermeiros oriundos de um curso de Pós-graduação em Emergência Médica e Catástrofe ministrada pelo ISCIA em parceria com a Ocean Medical.

A Cerciespinho também esteve presente no Mascal’21 com elementos da equipa técnica, disponibilizando assim apoio psicossocial, este apoio revelou-se fundamental para realização de estabilização psicológica e orientação de pessoas que vivenciam eventos traumáticos. Por outro lado, foi ainda possível comprovar a importância do trabalho multidisciplinar.

Cerci IMG 20210724 133343



premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário