Tendo em conta o impacto positivo no desempenho cognitivo dos beneficiários do 1º grupo, cujo beneficiariam de uma intervenção cognitiva personalizada e direcionada às suas necessidades, deu-se continuidade à intervenção, agora junto de um segundo grupo.

Os beneficiários constituintes deste novo grupo partilham de um declínio cognitivo nos mais diversos domínios (atenção, orientação, memória, linguagem, fluência verbal, raciocínio, capacidade visuoespacial, …), o qual se tenta colmatar através de uma intervenção que se baseia na dinamização de atividades de estimulação cognitiva com recurso a diferentes materiais manuais, os quais permitem ainda uma estimulação paralela ao nível da motricidade fina, como forma de potenciar a sua autonomia e qualidade de vida.

As sessões são organizadas previamente e realizadas no domicílio dos idosos, as quais permitem levar às suas casas a possibilidade de adquirirem e manterem faculdades essenciais, sem que para isso, sejam necessários esforços monetários e de deslocação que incapacitem o idoso. Existe também o cuidado de ceder regularmente, nomeadamente após a intervenção, manuais de estimulação cognitiva para que o idoso, de forma mais autónoma, continue a exercitar os diferentes domínios cognitivos.

Importa ainda realçar que a intervenção que tem vindo a ser realizada, tem também apresentado um forte impacto na melhoria da autoestima e da qualidade de vida dos idosos, assim como, indiretamente, tem resolvido problemas de isolamento social, sentimentos de inutilidade e maior capacitação mental e emocional.

Cerci IMG 1

Cerci IMG 4

premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário