O texto que se segue foi escrito por colaboradora dos Serviços Residenciais, no contexto de adaptação a novo estado de dependência de um residente.

"Este texto está escrito na 1a pessoa do plural, (Nós) em vez de (Eu), porque o dedico à Direção e a todas\os as\os colegas de trabalho.

Porque quando se trata de cuidar de alguém fragilizado e dependente, não há individualismos...há uma equipa, um trabalho conjunto. Bem hajam, gratidão!

Há uma conexão profunda quando olhamos nos olhos de alguém que não consegue falar...que está preso dentro de um corpo que não consegue expressar sentimentos, emoções, reações... É como se as nossas Almas se tocassem e dissessem tudo o que precisa ser dito e fizessem tudo o que precisa ser feito. Olhamos aquele Ser inerte e lembramos as suas palavras, os seus pedidos constantes, as suas brincadeiras, o seu riso...ainda há tão pouco tempo! E isso faz-nos pensar no sentido da Vida e na fragilidade da nossa própria existência. Todos sabemos disso, mas quando lidamos de perto e cuidamos de alguém nessa condição, faz com que se torne mais real. Pegamos naquela mão que não aperta a nossa, cantamos uma canção, baixinho enquanto acariciamos aquele rosto querido... e as lágrimas caem daqueles olhos que tentam desesperadamente falar e que nós só entendemos pela força da empatia e do Amor que conecta os nossos Eus, a nossa Unicidade...

Conseguimos comunicar...dizemos uma graça, às vezes um palavrão que importa? Vale tudo para arrancarmos um esgar de sorriso daquela boca outrora tão verbal e agora estranhamente silenciosa... O nosso coração dá um nó; aperta tanto que até dói, mas continuamos a sorrir...e a cantar, a dizer coisas engraçadas, a fazer palhaçadas. Não podemos mostrar a nossa frustração pela impotência que sentimos... Tentamos que os nossos olhos transmitam Amor e alegria! Tentamos que, naquele momento as nossas Almas se confortem e façam desaparecer aquele receio mútuo de um futuro que desconhecemos e não controlamos. Tentamos dizer naquele olhar: "Eu estou aqui para ti, sempre! Aconteça o que acontecer, tu és amado! Estás em casa, nós somos a tua família! Tu és Amor, nós somos Amor! Ainda que não consigamos, por vezes, sarar as dores do teu corpo...a dor da tua Alma e da tua Consciência é também a nossa! Tu e nós Somos Um só! " E o que quer que o Divino decida, as nossas Vidas estarão unidas na Eternidade, porque te amamos... E se o nosso Amor não é suficiente para te manteres aqui, nesta Dimensão...então, nos encontraremos num Lugar onde o riso, a alegria e o Amor serão eternos e não haverá dor, nem prisão, nem obscuridade que impeçam o toque das nossas mãos e a conexão das nossas Almas!!  Até lá...recebe o nosso beijo em cada brisa, o nosso abraço em cada toque, o nosso Amor em cada banho, em cada muda de fralda, em cada posicionamento, em cada olhar... Abençoado sejas por nos fazeres sentir que fazemos a diferença, que na nossa insignificância, somos o teu Mundo...e que o teu Mundo e o nosso Mundo é Um só...e que esse Mundo é perfeito, porque é um Mundo de Amor!

Um abracinho apertado de todas\os os que te amam!"

Manuela Duarte

Cerci MF

 

 

premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário