Ao longo dos últimos meses, devido às várias contingências no funcionamento do CAO resultantes da pandemia que vivemos; nomeadamente os 65 clientes foram distribuídos em três grupos distintos, encontrando-se alocados a espaços e equipamentos distintos, salienta-se que os clientes de dupla resposta (CAO/Lar), estão de momento, a realizar as suas atividades também em espaços reservados apenas aos mesmos; Esta medida alterou a dinâmica do serviço, mas tem como grande finalidade garantir a segurança e saúde de todos; No entanto fez com que as relações humanas e as interações sociais tal como as conhecemos, tivessem que ser readaptadas de forma a tornarmo-nos mais próximos ainda que distanciados fisicamente.

Rapidamente esta questão tornou-se uma preocupação da equipa do CAO, pois com frequência os clientes manifestavam vontade de estar em contato com os colegas e colaboradores. Neste sentido temos procurado algumas estratégias para encurtar a distância entre estes verdadeiros amigos e assim reduzirmos as saudades e consequentemente promover o bem-estar e equilíbrio emocional nos clientes. Destaca-se a criação de um correio especial entre os diferentes polos, que permite troca de correspondência entre os grupos. Foram adquiridas webcams para os computadores existentes nas salas de atividades, para que pudessem ser realizadas videochamadas; Aos “amigos especiais” é-lhes possibilitado contatos telefónicos com muita regularidade; Efetuamos pequenas visitas aos grupos de clientes de diferentes polos (em espaços exteriores, com uso de máscara e distanciamento social); E por fim, a “troca” de lembranças de aniversário, entre outras; (…).

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