Avaliação Semestral do Projeto "Capacitar Mais"
- BPI Seniores 2017 -

     Estimulação Cognitiva:
- Estão a decorrer os 3º e 4º grupos de apoiando um total de 26 idosos sinalizados por Entidades parceiras (Centro Social de Grijó, Cerciespinho, Cruz Vermelha de Espinho, ERPI da Associação de Socorros Mútuos de São Francisco de Assis e Santa Casa da Misericórdia de Espinho).

- Paralelamente realizamos intervenções individuais a 3 idosos, no qual o objetivo central é o treino cognitivo que visa melhorar ou manter o nível de desempenho num determinado domínio.
- O programa de Estimulação Cognitiva composto por 10 sessões, visa retardar a deterioração progressiva e/ou complementar as áreas deterioradas,  estimulado e potenciando as capacidades mentais.
- Os resultados dos 1º e 2º grupos evidenciaram uma diferença estatisticamente significativa no desempenho cognitivo (50%) e uma diminuição da sintomatologia depressiva em 32%. Evidencia da importância da implementação destes programas de modo a prevenir e/ou atenuar o prejuízo cognitivo dos idosos e consequentemente melhorar a sua qualidade de vida.

     Estimulação Psicomotora:
- Encontramo-nos a intervir no 2º e 3º grupo, onde até à data apoiamos mais de 34 pessoas. (Centro Social de Grijó, Centro Social de Silvalde, Cruz Vermelha de Espinho, ERPI da Associação de Socorros Mútuos de São Francisco de Assis e Santa Casa da Misericórdia de Espinho). A intervenção decorreu em 10 sessões, onde três sessões são dirigidas ao membro superior, três dirigidas ao membro inferior, duas dirigidas à motricidade fina e destreza manual e duas outras dirigidas ao treino do equilíbrio.
- Os grupos que têm beneficiado do programa de intervenção têm apresentado défices marcados ao nível da dissociação interdigital, destreza manual, equilíbrio, marcha, entre outras áreas. No entanto, temos observado alguns progressos significativos nos mesmos. A intervenção terapêutica tem tido um impacto importante e fundamental na redução dos défices de mobilidade e do risco de quedas dos mesmos.

     Intervenção em Snoezelen:
- Até à data, apoiamos 3 idosos, com demência/défice cognitivo ligeiro/moderado, sendo clientes do Centro Social de Grijó. Este programa, composto por 11 sessões, tem por objetivo estimular os sentidos dos mesmos, de modo a promover um maior relaxamento e diminuição da ansiedade e dos níveis de stress.     
- Temos igualmente verificado alguns resultados ao nível da comunicação verbal, diminuição dos níveis de agressividade física e verbal e aumento do bem-estar físico, emocional e mental.

     Programa Psicoeducativo “Cuidar na Dependência”:
(Destina-se a qualquer pessoa que esteja a cuidar de um familiar, amigo ou vizinho com algum grau de dependência)
- Tem como objetivos potenciar o desenvolvimento de conhecimentos e competências junto dos participantes. Este tipo de intervenção proporciona suporte informativo (informação útil acerca da temática) e emocional (através da partilha de vivencias, histórias e estratégias).
- Estamos a finalizar o 2º grupo psicoeducativo e foram beneficiados mais de 13 pessoas. Verificam-se impactos positivos ao nível do bem-estar físico e emocional e no aumento da qualidade de vida.


Estamos ainda recetivos a novas sinalizações por tal, se é cuidador de alguém com dependência ou se conhece alguém que o seja /

Se tem ou conhece alguém com idade superior a 65 anos com declínio cognitivo e psicomotor não hesite e contacte a Cerciespinho!

Cerci Estimulação psicomotora3

 


bpi

premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário