SRO efeito do elogio

O elogio parece simplesmente uma ato de etiqueta social mas representa na sua base o reconhecimento e incentivo à ética e ao contributo das pessoas em determinada situação. Hoje divulgamos um elogio recebido, salientando que temos consciência que iremos elogiar mais vezes, quer pelo agradecimento quer principalmente pela validação do impacto das ações dos nossos colaboradores e da dinamismo e profissionalismo daqueles que também colaboram com os nossos serviços.

 

 

 


Cópia do email recebido no dia 01 de março de 2018.
Remetente: Enfermeira Patrícia (USF de Espinho)

"Exmo(a) Sr.(a) Director(a) da Cerciespinho:

Sendo hoje o Dia Mundial do Elogio e estando eu em falta com algo que não posso deixar de fazer, eu, Patrícia Ribeiro, Enfermeira a exercer funções na USF Espinho, venho por este meio ELOGIAR (com letras ainda maiores) a vossa Equipa do Centro Residencial, Complexo da Idanha.

No ano passado, no início de Setembro, o vosso utente CLIENTE foi submetido a uma intervenção cirúrgica com necessidade de cuidados de enfermagem pós-cirúrgicos. Para isso, a Dr. Teresa entrou em contacto comigo, sendo eu enfermeira de família do utente em questão, solicitando os referidos cuidados. No entanto, quando me deparei com o estado em que o utente se encontrava, verifiquei que não seriam suficientes os meus cuidados. Havia necessidade de realizar tratamento 2/3 vezes por dia. Para isso solicitei colaboração da Equipa de Auxiliares que, mesmo se tratando de uma ferida com ''bastante mau aspecto'', requerendo cuidados/tratamentos específicos e numa área tão delicada, se prontificaram logo a fazer o que fosse necessário. Fiz os ensinos para a realização do tratamento e a forma de manusear o material e, de uma forma que me deixou bastante espantada/agradada (não me parece que isto aconteça em outras instituições) de cada vez que eu ia fazer o tratamento verificava que todos os elementos da Equipa de Auxiliares queriam estar presentes para ''aprenderem'' a tratar do CLIENTE. E trataram mesmo dele! Trataram porque quiseram o melhor para o CLIENTE. Trataram porque mesmo lidando todos os dias com utentes tão complicados o Amor e o Carinho para com eles está sempre presente. E foi esse Amor e Carinho que curou a ferida do CLIENTE. Eu quando vi a primeira vez a ferida do CLIENTE fui sincera e disse que não sabia como iria correr o tratamento uma vez que nunca tinha tido um caso daqueles em mão. Nem eu, nem os meus colegas, nem o médico que faz equipa comigo. Pensei mesmo que a ferida nunca iria cicatrizar. Mas a verdade é que aos poucos lá fomos vendo a ''luz ao fundo do túnel'' e, em pouco mais de 2 meses, a ferida cicatrizou! E quem o conseguiu foi essa Equipa espectacular do Centro Residencial. E quando falo em Equipa não falo apenas em Auxiliares, falo também em outros elementos de outras áreas que também se interessaram pelo caso e quiseram ajudar (não refiro as áreas para não cair em erro, mas eles sabem quem são) e, em especial, a Dra. Teresa que procurava estar sempre presente para saber em que ponto de situação estava a ferida, para saber se era necessário mais alguma coisa, para transmitir alguma informação do hospital. Ou seja, para se certificar que não faltava nada ao CLIENTE. E nunca faltou mesmo nada ao CLIENTE. Até o material para os tratamentos teve direito a cuidados especiais. Uma caixinha própria, tesoura própria, cotonetes próprias (!). Sempre tudo imaculado e bem arrumado.


Eu sei que se não fosse este ambiente de Cuidado Especial a ferida e o estado geral do CLIENTE não teria levado o rumo que levou. Quero agradecer a esta Equipa por existir, por ser como é, por ter a capacidade de entrega diária a estes seres tão especiais. São pessoas assim que nos fazem acreditar num mundo melhor. Que estas pessoas possam contagiar todos aqueles que se cruzarem com elas.

Um grande Bem Haja e que, mesmo sendo difícil, continuem a ser como são.

Quero também agradecer pela forma como fui recebida por todos, incluído o senhor que está na recepção que mal me via a chegar ligava logo a perguntar se podia subir. E os sorrisos e o acolhimento estavam sempre presentes...

Um grande abraço de quem nunca esquecerá esta experiência tão enriquecedora e estas pessoas tão bonitas.

Patrícia"

NOTA:
No email enviado pela enfermeira Patrícia, varias vezes foi referido o nome do nosso cliente. Por questões de privacidade o referido nome foi alterado para "CLIENTE".

premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário