Sessão Pública para Cuidadores

Cerci IMG 3252No passado dia 22 de fevereiro pelas 15 horas, a Cerciespinho organizou uma Sessão Pública dirigida a cuidadores de pessoas com dependência no âmbito do Projeto “Capacitar Mais” – premiado pelo BPI Seniores 2017, na Biblioteca Municipal José Marcelo Silva, em Espinho.

Iniciamos a sessão com uma breve abordagem da Dra. Isabel Breda e de 2 médicas internas do USF de Anta que apresentaram o impacto e a importância da participação dos cuidadores num projeto dinamizado pela unidade “Ser cuidador”. De seguida, ouvimos as palavras da Dra. Ana Sofia Rito, técnica de Serviço Social da Consulta da Memória e Cognição do Centro Hospitalar de VNG/E onde transmitiu a importância de cuidar associado ao bem-estar físico e psicológico.


Por fim, convidamos duas cuidadoras (D. Isabel Torres e D. Mª Asuncíon Ramos), que frequentaram o Programa Psicoeducativo “Cuidar de Quem Cuida” onde testemunharam enquanto cuidadoras dos seus familiares com alzheimer, o impacto adjacente ao ato de cuidar e a mudança positiva sentida após frequência neste programa.


O nosso objetivo foi alcançado através dos testemunhos que amavelmente aceitaram este desafio! E a recetividade do público superou as nossas expetativas, ultrapassando as 40 pessoas, o que nos deixou de coração cheio.


Conseguimos transmitir a todos os que assistiram a esta sessão, que Cuidar é um ato de coragem mas que se pode tornar num processo difícil e desgastante por isso, é importante sensibilizar que o sucesso passa por sermos capazes de cuidar melhor de nós, de reconhecer as nossas dificuldades e de aceitar com sensatez que por vezes é necessário pedir/aceitar ajuda! Que não estamos sós!


Muito ainda está por se fazer e acreditamos que a efetivação do estatuto legal do cuidador informal irá dar resposta a muitas lacunas e necessidades mas até lá, a Cerciespinho irá continuar a estar atenta e disponível aos cuidadores através da dinamização gratuita de um Programa Psicoeducativo “Cuidar na Dependência”, que tem como propósito proporcionar suporte informativo e emocional, através da partilha de vivências, histórias e de estratégias.


Para avaliar o impacto da sessão, aplicamos um pequeno questionário a que responderam 32 participantes, dos quais 25 preencheram um formulário solicitando obter mais informações acerca do programa psicoeducativo (PP) e 14 estão interessados em participar neste PP.


Os resultados obtidos revelam um grau geral de satisfação de 89% e relativamente às outras questões, passamos a exemplificar os resultados através do seguinte gráfico:

 

grafico


Estes resultados evidenciam a importância da organização destes encontros e por isso, fica a promessa que iremos muito em breve voltar a realizar outras sessões onde serão abordados e refletidos outras temáticas de extrema importância para o cuidador.

 


premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário