Projeto-piloto Trampol-in: Promoção da melhoria da participação e qualidade de vida das pessoas com deficiência e das suas famílias

O Centro de Formação Profissional da Cerciespinho encontra-se a desenvolver um projeto denominado de Trampol-in, financiado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, INR, I.P., tendo como entidades parceiras a LIPOR (consultadoria na área agrícola e ambiental), o BPI Capacitar (financiamento de uma estufa e de equipamento de lavandaria) e o Centro de Estudos de Educação Especial – Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (consultadoria ao nível do estudo dos impactos na qualidade de vida).

Este projeto-piloto tem como grande objetivo o desenvolvimento da funcionalidade e a melhoria da participação e da qualidade de vida de 15 pessoas com deficiência intelectual, em situação de desemprego ou de inatividade e dependentes de cuidadores informais. Para alcançar este objetivo, o Trampol-in passa por 3 fases de intervenção: inicia-se com a elaboração do perfil de funcionalidade de cada beneficiário/a, delineando-se a intervenção com base numa avaliação individual exaustiva. Nesta fase a componente vocacional é também explorada. A 2.ª fase é a fase da capacitação, através do desenvolvimento de competências profissionais e do aumento da funcionalidade nas dimensões de vida comprometidas. A última fase consiste na adequação do perfil de funcionalidade a um determinado posto de trabalho e a customização do trabalho, de acordo com o perfil individual, sendo aqui crucial a rede de parcerias empresariais existente.

O Trampol-in pretende assumir-se como uma alternativa aos programas de reabilitação profissional e atividades ocupacionais que se baseiam em referenciais pré-determinados, independentemente do tipo de deficiência, no primeiro caso, ou em atividades pouco estruturadas, no segundo caso.

Fique atentos/as aos próximos artigos!
Cerci Foto grupo

Logotipo INR cofinanciamento

 


premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário