Cerci 12No 1º Semestre de 2017, como já é habitual, aconteceram no SAD novas saídas, novas experiências, mais partilhas de estórias e sentimentos.

 

Introduzimos neste semestre, um novo conceito: Snoezelen - Mas afinal o que é isto? – Perguntam os nossos clientes.

 

Snoezelen é uma sala multissensorial que tem como objetivo a estimulação sensorial disponibilizando aos clientes segurança, novidade, conforto. Evoca o prazer de relaxar numa atmosfera calma e de clima emocional/relacional harmonioso. Com o intuito de contribuir para um envelhecimento ativo e para a promoção da reabilitação e cuidados preventivos cruciais para um envelhecimento saudável, alguns clientes do serviço beneficiaram desta intervenção terapêutica inovadora. Os resultados obtidos refletem as vantagens desta sala, sendo que os nossos idosos questionam-nos frequentemente sobre quando podem voltar.

 

Ainda durante estes meses, desenvolvemos 4 sessões de empowerment sobre Afetividade. Sabemos que o envelhecimento é um processo natural que carateriza uma etapa da vida, sendo a afetividade e a integração do idoso na sociedade fundamentais para que tenha autonomia e o máximo de independência. Nestas sessões, utilizamos várias dinâmicas que apelaram às emoções e sentimentos dos nossos clientes. Elaboramos ainda o Livro dos Afetos que está disponível neste website para download.

 

O Carnaval Sénior foi outro momento marcante, ao qual fomos convidados a participar. E como não podia deixar de ser vestimo-nos a rigor e rumamos até Ovar. Foi uma tarde de muita animação, alegria e folia. Fomos muito bem recebidos pela organização que ainda nos ofereceu um lanche.

 

Em março, gostávamos de dar especial destaque ao convite feito por duas ajudantes de ação direta do S.A.D. que ofereceram aos nossos idosos uma tarde diferente. Prepararam nas suas casas um lanche e levaram-nos até lá. Neste espaço mais reservado puderam jogar às cartas, dominó, pintar as unhas, arranjar o cabelo… Foi bastante gratificante para eles que já demonstraram o desejo de repetir.

 

Em abril, tivemos um momento muito especial: a celebração dos 90 anos da D. Glória. Num ambiente pautado pela alegria, preparamos uma festa surpresa, onde não faltou música e muita animação. Foi rodeada pelos seus amigos que celebrou mais um ano no seu longo percurso de vida.

 

Já mais recentemente, e em consequência da comemoração da Páscoa, fomos convidados pela Paróquia de Anta a participar numa Cerimónia da Pascoela destinada aos idosos. Primeiramente assistimos à eucaristia, na qual os nossos idosos puderam receber a Unção dos Doentes. E, posteriormente ofereceram-nos um lanche no salão paroquial. Estavam presentes várias instituições e foi possível o contato interinstitucional. Sem dúvida que foi uma tarde de domingo bem passada.

 

No mês de maio, aproveitamos a promoção do cinema para levar os nossos idosos a assistir ao Filme “Fátima”. Trata-se da história de um grupo de 11 mulheres que parte de Vinhais, Trás-os-Montes, em peregrinação a Fátima. No filme o cansaço e o sofrimento extremos levam as personagens a momentos de rutura, revelando as motivações mais profundas de cada uma delas. Chegadas a Fátima, cada uma teve que reencontrar o seu próprio caminho para a redenção.

Durante a visualização do filme, algumas lágrimas escorreram do rosto dos clientes, estes ficaram deveras emocionados e sensibilizados. No entanto, o balanço foi bastante positivo da parte de todos e referiram gostar bastante da experiencia cinematográfica, que vivenciaram nesta tarde.

 

Em junho, destacamos a visita à Quintinha Pedagógica de Canelas pois,nada melhor que usufruir das preciosidades da natureza, neste tempo primaveril!

Rumamos à Quintinha Pedagógica de Canelas em Vila Nova de Gaia, para uma tarde em contacto com a fauna e a flora. Cavalos, pavões, coelhos, porcos, patos, galinhas asiáticas, araras, foram alguns dos protagonistas desta tarde…Os nossos clientes ficaram encantados com todos eles, começamos pelos cavalos que foram alvo de algumas brincadeiras e mimos mas sempre com muito cuidado. Depois dos cavalos, seguimos para ver o resto dos animais, alguns bastante conhecidos outros nem tanto, como foi o caso das galinhas asiáticas e da arara que todos confundiram com um papagaio. Após as explicações dos responsáveis pela manutenção do espaço, aprendemos que os papagaios não têm tantas cores como as araras.

Terminamos esta bela tarde com um gelado e um agradável conversa com todos os nossos clientes. Ficou a vontade de voltar a visitar esta bela e animada “quinta”.

 

No mês de junho celebramos as Marchas Populares de S. João. Os clientes do SAD, deslocaram-se ao Centro Comunitário do Bairro da Ponte de Anta para acertarem a marcha para o arraial que irá ser realizado a convite da Santa Casa da Misericórdia de Espinho. Construíram também quadras para apresentarem ao público. Definimos como iria decorrer o desfile e quais os idosos que poderiam levar os arcos. Foi uma tarde marcada pela diversão, animação e muitas gargalhadas. Antes do regresso às suas casas, os idosos estiveram a lanchar e a trocar “dois dedos de conversa”.

 

Chegou o dia da comemoração das Marchas Populares de S. João na Santa Casa da Misericórdia, os idosos começaram por se organizar e a juntar com o seu para levarem o arco. Depois, marcharam e cantaram músicas alusivas ao santo popular, fechando a sua atuação com rimas divertidas. O público mostrou-se muito animado e entusiasmado com as quadras dos idosos que deram o seu toque especial à festa do São João. No final da animação, a Organização brindou-nos com um lanche. Para fechar este texto, nada melhor do que uma rima que mostra a diversão vivida pelos idosos.

No dia de São João,

Os idosos da Cerciespinho foram marchar,

Causaram sensação,

E estiveram a animar!

 

Ainda em junho, numa bela tarde de verão, aproveitamos o bom tempo e fomos até à beira mar de Espinho. Os idosos aproveitaram para dar uma caminhada e confraternizar com “velhos conhecidos” que por ali circulavam, contando ainda as histórias que conhecem sobre a vida dos pescadores. Foi também um momento marcado por confidências que partilharam ao recordar-se dos seus tempos de juventude, lembrando as brincadeiras com outros jovens, as “marotices” que pregavam às pessoas e os namoricos.

Para terminar esta tarde, fomos passear pela Festa de S. Pedro, padroeiro dos pescadores. Aproveitamos e fomos comer a “bela” da fartura. Deliciaram-se com este doce típico dos arraiais e festas, sendo que alguns deles ainda levaram farturas para as suas famílias. Queremos aqui agradecer à Roulote Flor de Espinho que adocicou ainda mais a tarde dos idosos.

E o São Pedro está a acabar…

Sintetizámos assim, os momentos mais significativos vividos pelos nossos idosos neste semestre de janeiro a junho de 2017.

Queremos aproveitar para agradecer a todos os que permitiram que estas vivências se tornassem mais enriquecidas.

Um especial obrigada de toda a equipa do S.A.D.!

 


premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário