IMG 3747No dia 22 de dezembro de 2016, os representantes dos clientes do Lar Residencial, Residência Autónoma, Centro de Formação Profissional e Centro de Atividade Ocupacional receberam a visita da PSP de Espinho no âmbito do Programa Significativo Azul.

O Programa Significativo Azul tem como principal objetivo contribuir para a segurança de pessoas com deficiência intelectual ou multideficiência e dos que com elas interagem. Para isso foram definidos um conjunto de objetivos específicos, tais como:

-   Sensibilizar e formar os profissionais das organizações da área da deficiência e reabilitação para uma cultura de prevenção de situações de violência e maus tratos contra pessoas com deficiência;

-   Sensibilizar os polícias para a problemática da deficiência e para a necessidade de uma especial proteção das pessoas com deficiência;

-   Promover a cooperação interinstitucional entre a PSP e a área da deficiência e reabilitação;

-   Melhorar o atendimento e encaminhamento das pessoas com deficiência;

-   Especializar a comunicação e informação para a população com deficiência.

Na linha dos princípios estratégicos do Policiamento de Proximidade, este programa pretende apoiar os cidadãos com deficiência e incapacidades do concelho de Espinho através da parceria entre a PSP de Espinho e a Cerciespinho, para a prevenção de crimes e no aumento do sentimento de segurança.

A primeira atividade da parceria foi a realização de uma ação de sensibilização, onde os clientes tiveram oportunidade de fazer algumas questões aos agentes da PSP, sobre os seus direitos, modo de atuação em determinadas situações e dúvidas sobre a ação da PSP. No final, os clientes tiveram oportunidades de entrar num carro patrulha.

Para 2017, estão previstas a realização de novas iniciativas que vão envolver colaboradores e clientes da organização.

 


 

premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário