1901 de Junho- “Retrospetiva Fotográfica”

Neste dia, fomos com os nossos clientes ao Multimeios ver a Exposição fotográfica - “Retrospetiva Fotográfica” que se integra na comemoração do 40 aniversário da Cerciespinho. Consiste numa exposição fotográfica que permite realizar uma viagem no tempo, de 1976 a 2016, percorrendo as pessoas, atividades e a mudança operada pela Cerciespinho, aumentando o número de serviços e ampliando os públicos a quem se destinam.

Os nossos clientes gostaram muito de se ver nas fotografias, recordando alguns momentos, passeios e pessoas que outrora fizeram parte do Serviço e integraram o “grupo das saídas”. Uma senhora referiu que iria levar a filha e a neta para ver consigo novamente a exposição e lhes mostrar alguns sítios onde já foi com os colegas e as funcionárias da S.A.D..

 

04 de Junho “Tarde dedicada aos cuidadores”

Nesse dia, recebemos no polo da Idanha os familiares dos nossos clientes do Lar Residencial, Apoio Domiciliário, Centro de Atividades Ocupacionais e do Programa Cuidar de quem Cuida (cuidadores informais de idosos com demência).

Foram convidadas para enriquecer esta tarde, Anabela Lourenço da Rede Social de Espinho, Renata Barata do Projeto Idosos & Companhia do Centro Social de Paramos, Cátia Pires do Projeto Cuidar de Quem Cuida e Ana Santos dinamizadora do Grupo de Pais do Centro de Atividades Ocupacionais da Cerciespinho. As técnicas explicaram o impacto destes projetos na vida dos cuidadores e a extrema importância da sua continuidade. Os seus depoimentos potenciaram um grande momento de partilha e de reflexão sobre o ato de cuidar e de ser cuidado e a sua influência no bem-estar físico e psicológico. Como a emoção falou mais alto, os cuidadores aproveitaram o momento para agradecerem à Organização e respetivos colaboradores o facto de serem uma grande evidência de que “sabem cuidar, pois cuidam dos seus familiares com Amor!”.

 

09 de Junho- “ Domicílios”

Como já tínhamos feito em meses anteriores, nesta tarde deslocamo-nos ao domicílio de três clientes que infelizmente não podem sair ao exterior nem beneficiar de atividades de convívio com outros idosos. O objetivo destes domicílios é proporcionar um pouco de companhia, diminuir o isolamento social e realizar sessões de estimulação cognitiva no sentido de preservar ou melhorar o desempenho das funções cognitivas, como sejam a memória, a atenção, o raciocínio, a capacidade de resolução de problemas, entre outras.

 

20 de Junho – “S. João”

Neste dia, fomos com os nossos idosos até à Santa Casa da Misericórdia de Espinho para a celebração do dia de S. João a convite da cooperativa Nascente, no qual outras instituições de Espinho também estavam presentes.

Começamos com um desfile de manjericos, balões, arcos em que todas as instituições participaram muito animadas. No final deste desfile declamaram as tão afamadas quadras de S. João. Depois deste momento, assistimos ao espetáculo do Rancho Folclórico da Universidade Sénior de Santa Maria da Feira. Em seguida, convidaram todos os presentes a participar no baile juntamente com o rancho.

Finalizamos estes festejos dedicados ao S. João com um delicioso lanche.

23 de Junho – “Zoo da Maia”

O Zoo da Maia é cada vez mais um local de interesse, pela diversidade de animais que acolhe, cuida e protege, pelos vários e diversificados espaços que oferece e pela simpatia e afabilidade das pessoas que nele trabalham.

Fomos com os nossos clientes visitar este maravilhoso local que acolhe cerca de 100 espécies. Vimos várias espécies de aves, macacos, saguis, zebras, leões, leopardos, linces. Admiraram todos os animais e revelaram curiosidade para conhecer o seu habitat natural, a perigosidade, o comprimento que podem atingir e as suas caraterísticas. Assistimos também a um espetáculo do leão-marinho Nico em que tratadora mostrou as caraterísticas desta espécie diferenciando-a das focas. O Nico também mostrou as suas habilidades e até fez reciclagem. Os nossos clientes assistiram a este espetáculo com muita alegria, tendo aplaudido várias vezes e dado várias risadas.

De seguida, fomos conhecer a cidade da Maia no comboio turístico, onde podemos ver os principais polos desta localidade (Câmara Municipal, Tribunal, Escolas), esta viagem foi muito agradável e divertida.

Voltamos novamente ao Zoo, mas desta vez para visitar o reptilário, no qual podemos visitar uma variada coleção de répteis, expostos em espaços a simular o habitat natural de cada espécie.

Todos os clientes apreciaram bastante esta saída, alguns referindo que já não visitavam um Zoo há cerca de 50 anos, outros nunca tinham ido e até havia animais que desconheciam por completo. Um dos clientes do SAD que quando era jovem, tinha estado em África foi reconhecendo alguns animais, foi contando ao grupo que se manteve, sempre muito atento, algumas histórias desse país.

 

30 de Maio- Saída Exterior A.V.D

Fomos amavelmente convidados pela responsável do A.V.D (Atividades da Vida Diária) do Centro de Atividades Ocupacionais da Cerciespinho a passar uma tarde diferente. Pois, recentemente numa das visitas à sala, uma cliente do SAD sugeriu que gostaria de fazer pataniscas de bacalhau e como tal, a tarde foi passada a relembrar todo este processo.

No A.V.D., realizam-se diversas tarefas de desempenho ocupacional, cujo objetivo fundamental é o desenvolvimento do grau de independência, autonomia e integração da pessoa portadora de deficiência na sociedade.São realizadas algumas atividades quotidianas, adquirem ferramentas valiosas que lhes permitem ser mais autossuficientes e autónomos no domínio doméstico, ajudando em casa na realização de tarefas como sejam descascar legumes, lavar/estender/apanhar/engomar a roupa, limpar a casa (ex: varrer, deitar o lixo fora, etc.) e confecionar sopas, bolos, doces da época e refeições simples.

Foi uma tarde muito agradável onde os clientes do SAD relembraram velhos tempos, chegaram a dizer que já não cozinhavam Pataniscas há mais de 30 anos porém, ainda não tinham perdido o jeito nem a mão para a cozinha. Houve um cliente que pela primeira vez, em 77 anos de existência, ajudou na confeção das pataniscas. Foi uma aprendizagem e uma excelente experiência para todos. Ficou o convite para que numa próxima vez se faça um doce.

Antes de regressarmos e dado que era o primeiro dia da comemoração das Festas de S. Pedro, em Espinho aproveitamos para visitar a capela e terminámos a tarde saboreando umas deliciosas farturas.


premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário