1704 de Fevereiro – Evento final do Projeto “Cuidar de quem Cuida”
Foi com muito prazer, que alguns técnicos da Cerciespinho, a representante da Rede Social de Espinho e alguns cuidadores informais de idosos com alzheimer do Projeto Psicoeducativo de Espinho foram, na manhã do presente dia, à Biblioteca Almeida Garret no Porto assistir ao evento final do Projeto Cuidar de Quem Cuida.
Este evento contou com a participação de todas as entidades entre Douro e Vouga e da área metropolitana do Porto.
Para além de visualizarem a apresentação dos resultados positivos deste projeto, os profissionais e os cuidadores tiveram oportunidade de realizarem respetivamente, numa lógica de contínua capacitação os seguintes workshops: “Intervenção positiva com cuidadores informais” e “Ocupação da pessoa com demência”.
Dado o impacto positivo que teve nos cuidadores informais, acreditamos que a sua pertinência justificará uma continuidade através de atividades futuras.

5 de Fevereiro – Aldeia de Carnaval em Ovar
Na sequência do Carnaval Sénior, viemos conhecer a Aldeia de Carnaval de Ovar.
Este é um espaço situado na zona Industrial que contempla 24 armazéns para os grupos e escolas de samba de Ovar, integra ainda três armazéns para guardar carros alegóricos e outro material de grande porte, duas oficinas para formação em carpintaria, serralharia, costura, outras áreas que venham a ser necessárias. No exterior existe uma alameda com 1200 metros para desfiles dentro da Aldeia, uma praça central com mais de 1000 metros quadrados para realização de paradas e um palco.
Numa fase inicial houve uma pequena apresentação para os visitantes, sobre a história e evolução do Carnaval de Ovar, de seguida fomos visitar alguns armazéns das escolas de samba.
Os nossos idosos mostraram-se muito atentos e interessados fazendo algumas perguntas, puderam ver alguns materiais e alguns esboços do que iria ser realizado no desfile. Algumas roupas foram motivo de riso e brincadeira entre todos. Foi-nos oferecido por uma das escolas um CD com algumas imagens de cortejos anteriores.

10 de Fevereiro - Ribeira de Gaia
A pedido dos nossos clientes, fomos novamente visitar a Ribeira de Gaia, pois é um local que lhes agrada bastante, transmiti-lhes tranquilidade, serenidade e algumas recordações.
Aproveitamos para caminhar um pouco, observar os barcos que ali passavam, recordar de como era a Ribeira e o seu acesso.
Como não poderia faltar, finalizamos este agradável passeio com um pequeno lanche.

16 de Fevereiro - Lanche em Esmoriz
Como o mar é sempre um local que os idosos privilegiam, desta vez escolhemos a praia de Esmoriz. Caminhamos um pouco ao longo da praia porém, como estava muito frio refugiamo-nos num café, onde conversamos e lanchamos descontraidamente.

25 de Fevereiro - Visita a Biblioteca Municipal José Marcelo Silva; Palestra sobre Voluntariado.
Como o tempo não estava para grandes passeios, fomos à Biblioteca Municipal de Espinho, um local onde os idosos gostam sempre de ir.
Neste dia, renderam-se às novas tecnologias e exploraram o computador. Enquanto as senhoras quiseram estar a ver alguns vídeos e as fotografias das suas saídas em 2015, os senhores foram um pouco mais audazes e quiseram aprender a escrever no computador, escreveram o nome, a idade, o número de filhos e inseriram uma imagem. Ficou a promessa de voltarmos a repetir a experiência.
Como não poderia faltar nestas nossas saídas, fizemos um pequeno lanche. Antes de regressarem a casa fomos ouvir um pouco da palestra sobre voluntariado pela Diretora Geral da Cerciespinho - Dr.ª Rosa Couto.


premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário