Em 2020 comprovamos que cumprimos a nossa Missão: Promovemos a cidadania e a qualidade de vida de 965 pessoas com deficiência e incapacidade e 1461 pessoas em situação de exclusão social, fornecendo 17 serviços de qualidade. Constatamos ainda que os resultados obtidos orientam-se pela nossa Visão: Ser reconhecida na comunidade, nomeadamente pelas nossas organizações pares, pelos financiadores e pelo organismo responsável pela gestão do impacto da pandemia – saúde pública, pela qualidade e abrangência dos 17 serviços, que apoiaram 2426 clientes, desde crianças a jovens, adultos e idosos e pela construção da mudança social, evidente na capacidade de inovação e adaptação às circunstâncias excecionais da pandemia.

Os resultados obtidos revelam os valores da organização, evidentes na centração nas Pessoas, que apresentaram uma taxa de satisfação de 91% e nos Resultados convincentes na taxa de execução do Plano de Atividades de 158%. No entanto teremos que corrigir o resultado líquido negativo, para reequilibrar a situação económica da organização. A Inovação foi manifesta na elaboração, implementação e revisão dos Planos de Contingência e Funcionamento que garantiu a segurança e assegurou que as finalidades e objetivos dos serviços eram concretizadas com uma taxa de 93%. A Igualdade esteve no centro de toda a atuação evidenciada nos apoios assegurados, no acompanhamento dos clientes e famílias, no fornecimento de EPI a colaboradores, clientes e materiais informáticos a quem não os possuía, alimentos, materiais técnicos e acompanhamento psicossocial a quem precisava, na garantia de acesso à testagem, vacinação e apoio na saúde, assumindo a organização um papel ativo de mediação com todas as entidades públicas e privadas. A Cooperação foi a base de todos os resultados obtidos e manifestou-se na estreita articulação quer entre entidades públicas e privadas quer com particulares num diálogo contínuo de apoios, troca de informação e orientações, fornecimento de serviços e apoios de mais variada natureza, concretizando a nossa natureza jurídica – Cooperativa de Solidariedade Social. Manifestou-se ainda na responsabilidade, motivação e empenho de todos os colaboradores, cuja implicação extraordinária nestes tempos tão difíceis foi a base do nosso sucesso.

Em 2020 proporcionamos 12 serviços a 965 Pessoas Com Deficiência e Incapacidade (PCDI); Implementamos a IP para 338 crianças (0 aos 6); o CRI interveio com 109 crianças (6 aos 18); o CFP realizou despiste e formação com 95 jovens; o CR orientou e acompanhou 45 pessoas no acesso à formação e emprego; o CAO facultou atividades ocupacionais a 80 jovens e adultos; o Lar e o RA promoveram projetos de vida a 36 jovens, adultos e idosos; o SAD cuidou de 53 idosos; a UMAC apoiou 60 idosos e cuidadores informais; as oficinas de produção ocuparam pelo trabalho 5 adultos; o SCPA facultou ajudas técnicas a 109 adultos e idosos. O CAVI forneceu assistência pessoal e 35 pessoas;

Asseguramos 5 serviços a 1461 Pessoas Em Situação de Exclusão social (PESES); O Centro Comunitário realizou intervenção comunitária com 698 pessoas do Bairro da Ponte de Anta; Apoiamos com alimentos, mobiliário e roupa 373 pessoas da comunidade; Implementamos o POAPMC junto de 241 pessoas e interviemos com 149 idosos dos bairros de habitação social de Espinho e produzimos bens e serviços para a comunidade.

A pandemia COVID 19 teve profundas implicações nos modos de conceber, organizar, realizar e avaliar as atividades da organização. Teve igualmente uma manifestação excecional no modo de funcionamento da vida das pessoas e fez nascer novas necessidades na comunidade. O ano de 2020 marcou-se pelos ritmos da infeção, exigindo alterações nos sistemas de funcionamento da sociedade e nas rotinas diárias. Assim, todos os serviços da organização foram condicionados pelas novas prioridades e tivemos que desenvolver novos modelos de funcionamento para nos ajustarmos à situação.

Recebemos uma torrente de informação ao longo de meses implementando um sistema intenso de troca de informação com entidades na área da saúde, da segurança social, da proteção civil e com a nossa Federação; Assistimos a dezenas de tertúlias, conferências e webinares por forma a acedermos a informação, trocarmos experiências e soluções e implementarmos sistemas de funcionamento que respondessem às questões de prevenção e segurança mas igualmente que privilegiassem os direitos dos nossos clientes.

Realizamos 41 reestruturações nos serviços da organização, efetuamos 5223 contatos com clientes e famílias, elaboramos e disponibilizamos 42 manuais de atividades para garantir a intervenção, mesmo que à distância. Apoiamos 485 pessoas com alimentação, durante o confinamento e nos períodos de maior risco. Elaboramos e divulgamos mais de 200 orientações que assegurassem a implementação das orientações da DGS bem como fornecessem informação e pistas para o bem-estar de todos.

Realizamos intervenções nas instalações e nos serviços – circuitos, colocação de materiais de desinfeção (Kit sala e Kit viaturas), EPI para colaboradores e clientes, alteração do mobiliários, separação do funcionamento dos serviços para reduzir contatos (o CAO passa a ter 3 grupos – CAO I, CAO II e CAO II lar); identificamos e equipamos salas de casos suspeitos, espaços para clientes em quarentena no lar e preparamo-nos para o funcionamento do Lar com clientes positivos. Passamos todos a assegurar a desinfeção da sanita após utilização e da nossa sala. Passamos a medir todos os dias a temperatura, registar, desinfetar calçado, desinfetar as mãos e a usar máscara, batas, e o resto da parafernália das EPI em função das atividades e do risco.

A Cerciespinho comemora 45 anos em 2021 e continuaremos com empenho, inovação e ousadia a construir um mundo melhor!

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