Educação e Formação Profissional de mãos dadas no Centro de Formação Profissional da Cerciespinho (CFP)
A Formação e a Educação são dimensões complementares e fundamentais para o
desenvolvimento integral das pessoas com deficiência e incapacidade (PCDI).
A Educação Formal é o ponto de partida para garantir direitos básicos, inclusão social e acesso ao conhecimento. No entanto, a educação vai para além do ensino de conteúdos, ou seja, envolve também o desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Uma educação inclusiva, que respeite as características individuais de cada aluno/a, utiliza metodologias ativas, recursos pedagógicos acessíveis e adaptações curriculares no sentido de favorecerem a aprendizagem. Por outro lado, a Formação está ligada ao desenvolvimento para a vida prática e para o mundo do trabalho. Inclui a formação profissional, o estímulo à autonomia, à cidadania e à participação social.
O CFP estabelece uma relação muito estreita com os Agrupamentos Escolares do Concelho e Concelhos limítrofes, recebendo alunos/as em idade escolar no sentido de experienciarem várias alternativas profissionais e fazerem a sua transição para a Formação Profissional de forma gradual e consciente. Assim, pode-se referir que Educação e Formação caminham de mãos dadas pois não são processos separados: a Educação prepara para a Formação, e a Formação amplia os alicerces da Educação. Uma Educação inclusiva de qualidade fornece bases para a Formação, favorecendo a inserção social e profissional das PCDI.

Por outro lado, a formação prática (competências profissionais e sociais) potencia o processo educacional, pois aumenta a auto-estima, a motivação e o sentido da aprendizagem. Convém salientar que o CFP é um Centro de Formação que dispõe de Ações Formativas que atribuem equivalência escolar (9º ano de escolaridade e 12º ano de escolaridade), conciliando a certificação escolar com a certificação profissional.
Ao longo do corrente ano, mais especificamente de Janeiro a Maio, o CFP emitiu 26 Certificados Profissionais, sendo que dos 26 formandos/as certificados/as, 10 obtiverem também o Diploma referente ao 9º ano de escolaridade.
O impacto da frequência do CFP na vida dos/as seus/suas formandos/as reflete-se, essencialmente, em maior autonomia e independência, inserção no mercado de trabalho, inclusão na comunidade, redução de preconceitos, barreiras sociais e estigmas e construção de uma imagem pública positiva, onde a pessoa é reconhecida pelas suas capacidades e não apenas pela sua incapacidade!
Esteja atento às novidades
Receba conteúdos relevantes, dicas e insights valiosos diretamente na sua caixa de email. Inscreva-se nossa newsletter e impulsione seu conhecimento!
Subscreva a nossa Newsletter
Subscreva a nossa newsletter para receber as últimas publicações diretamente no seu e-mail.